Usuários do aplicativo de mensagens mais conhecido no mundo, WhatsApp, relataram que passaram a receber mensagens de áudio transcritas através da plataforma. A princípio, a novidade que foi muito esperada pelos brasileiros vem sendo testada pela empresa Meta.
A Meta relatou que no desenvolvimento da funcionalidade, houve uma pausa, mas que seus desenvolvedores decidiram continuar com a liberação da transcrição de áudio através do WhatsApp. O WABetainfo, site que é especializado nas novidades do app de mensagem, foi o primeiro a divulgar a notícia.
Na ocasião, o portal afirmou que antes do sistema apresentar a transcrição de áudio, há um aviso aos usuários sobre como a nova tecnologia funciona, através de uma tela de exibição. Dessa forma, quando o áudio não possibilita seu reconhecimento ou se é de um idioma diferente há uma indisponibilidade da transcrição.
No Twitter, vários usuários do WhatsApp relataram a maneira como a transcrição de áudio do aplicativo de mensagens funciona. Ademais, foram apresentadas na rede social um grande número de telas capturadas para demonstrar a funcionalidade da nova tecnologia. O texto descritivo aparece logo abaixo do arquivo de áudio.
A transcrição do áudio apresentada em forma de texto possui algumas características, como por exemplo, o fato da escrita ficar um pouco escurecida, no momento em que o usuário estiver reproduzindo o arquivo de áudio. Dessa forma, a pessoa pode acompanhar o arquivo sonoro e ler o texto ao mesmo tempo.
Vale ressaltar que os usuários do WhatsApp que já aproveitaram da novidade da Meta tem elogiado a nova funcionalidade. De fato, eles têm esperado essa nova tecnologia já há algum tempo. Dessa forma, muitas pessoas reclamavam sobre a dificuldade de se ouvir os áudios disponibilizados sem ter um fone de ouvido.
Uma nova atualização do WhatsApp que já está sendo liberada para seus usuários, permite o uso de uma mesma conta do aplicativo em quatro celulares diferentes. Espera-se que a função esteja disponível para todos nas próximas semanas. A saber, a nova ferramenta irá funcionar da mesma forma que a utilização do app em computadores e tablets.
Dessa forma, a conexão dos celulares será independente da conta do usuário. O WhatsApp afirma que a novidade garante a segurança das mensagens, arquivos, ligações e outros dados criptografados de ponta a ponta, utilizados no aplicativo de mensagens, ou seja, eles estarão protegidos.
Em síntese, a Meta também afirmou que no caso de o celular principal ficar inativo por um certo período de tempo, os aparelhos secundários, que utilizam a mesma conta do WhatsApp, serão desconectados automaticamente. A empresa não informou como será a conexão destes dispositivos móveis.
Um dos benefícios da novidade é o de que empresas poderão aproveitar da funcionalidade permitindo a seus funcionários responder a seus clientes através de uma mesma conta, do WhatsApp Business. Portanto, pode ser uma ótima alternativa para criar uma central de atendimento utilizando a plataforma.
Os usuários que puderam utilizar a nova funcionalidade possuíam celulares Android na versão de testes do aplicativo. Neste caso, para vincular os aparelhos, deve-se baixar a versão Beta do WhatsApp, no dispositivo secundário. Em seguida, é preciso clicar no ícone de três pontinhos que fica no topo da tela.
Na configuração, deve-se selecionar “Conectar um aparelho”. No celular principal, é preciso abrir o menu e clicar em “Aparelhos conectados”, e em seguida, “Conectar um aparelho”. Depois é necessário apontar a câmera do celular para o QR Code, que aparece no celular secundário, e portanto, os dispositivos estarão conectados.
O Whatsapp tem apresentado inúmeras novidades aos seus usuários de alguns anos para cá. A transcrição de áudio, por exemplo, é esperado há muito tempo por quem usa o aplicativo. Isso se deve ao fato de que em muitos momentos, não há a possibilidade de se ouvir perfeitamente as mensagens sonoras.
Em conclusão, a conexão da conta do aplicativo para mais quatro aparelhos celulares também tem inúmeras vantagens, permitindo a utilização da plataforma sem ter que se cadastrar outros perfis. Dessa forma, a Meta vem aprimorando a experiência de utilização de seu app, com segurança e praticidade.