Desde o início da quarta-feira (08), o WhatsApp começou a notificar os usuários sobre as mudanças em suas políticas de privacidade.
Todas as mudanças são obrigatórias e devem começar a valer a partir do mês que vem. “Ao tocar em aceito, você concorda com os novos termos e com a política de privacidade, que entram em vigor em 8 de fevereiro de 2021“, diz a notificação.
“Depois dessa data, você precisará aceitar as atualizações para continuar usando o WhatsApp. Você também pode visitar a Central de Ajuda se preferir apagar a sua conta e desejar obter mais informações”, completa.
Ou seja, o usuário terá que ceder suas informações pessoais obrigatoriamente, caso queira continuar a utilizar as funcionalidades do WhatsApp.
Política de privacidade
Em 2016 o WhatsApp fez uma mudança na sua política de privacidade, porém o usuário poderia negar o compartilhamento de conteúdo com o Facebook. O que não é possível nesta atualização recente.
O Facebook comprou em 2014 o aplicativo WhatsApp por nada mais do que R$ 16 bilhões. De acordo com comunicado na época, e integralização de dados entre os dois aplicativos possibilitaria que propagandas mais adequadas fossem apresentadas ao usuário.
Segundo o Facebook, a troca de informações do Whatsapp poderá servir também para aprimorar os serviços e experiências do usuário e entender como os serviços são usados, além de garantir mais segurança aos produtos.
Fim da privacidade das conversas do WhatsApp ?
Calma, sus conversas não serão expostas. O WhatsApp conta com a tecnologia de criptografia, o que, em outras palavras, significa que apenas o usuário e o remetente podem visualizar o conteúdo. Por outro lado, os chamados “metadados” podem ser compartilhados.
Mas o que seriam os metadados?
Os metadados são dados basicamente informações como o número de mensagens que você troca e com quais contatos. Isso servirá para entender seu comportamento. O facebook não terá acesso a conversa, mas saberá, por exemplo, que as 3h da madrugada você falou com seu psicólogo e quantas mensagens foram enviadas.
Isso também ajuda a identificar spam, já que é possível controlar que usuário X, mandou y mensagens com determinado tamanho para diversas pessoas.
Veja abaixo a lista de dados que serão compartilhados:
- informações que você informou ao se cadastrar no aplicativo, como o número de telefone
- endereço de IP
- informações sobre o dispositivo utilizado ( como a localização)
- dados de transações e pagamentos
- informações sobre suas trocas de mensagens com outras pessoas (metadados)
Veja também a lista de empresas que terá acesso aos seus dados:
- Facebook Payments
- Onavo
- Facebook Technologies
- CrowdTangle.
Leia também:
https://noticiasconcursos.com.br/mundo-juridico/o-nao-fornecimento-de-dados-a-justica-pelas-empresas-de-tecnologia-pode-gerar-multas-e-restricoes/