Atenção, brasileiros! O WhatsApp anunciou uma nova funcionalidade que ninguém estava esperando neste momento. Acontece que os usuários da versão Business poderão criar coleções específicas de produtos como catálogos de acesso rápido ao cliente.
Veja também: Celulares ficarão sem o WhatsApp a partir desta segunda; veja a lista
A novidade pode ser acessada nas configurações do mensageiro profissional. O usuário poderá dar informações acerca dos produtos ou serviços oferecidos, tais como imagens, nome, preço, descrição, link e código do produto. Além disso, a coleção pode ser ocultada ou excluída caso os produtos já tenha saído de estoque.
Segundo o WhatsApp, o usuário poderá incluir até 500 itens no catálogo. “As Coleções permitem que as empresas organizem itens em seus catálogos por categoria para que os clientes não precisem mais percorrer longas listas de itens para encontrar o que estão procurando”, explicou a empresa em nota.
O novo recurso que já vinha sendo testado por algumas empresas recebeu aprovação do proprietário do restaurante Rancho do Peixe, em Brumadinho. De acordo com Rodolfo Lacerda, o destaque vai para “a possibilidade de apresentar os produtos do carrinho por categoria de produtos”.
Ele ainda ressaltou que a nova função coopera “na melhor apresentação dos produtos pela plataforma”.
Celulares antigos ficarão sem o aplicativo
A partir de hoje, 1º de novembro, o aplicativo de mensagens WhatsApp deve deixar de funcionar em aparelhos celulares mais antigos. De acordo com a empresa o App não será mais compatvel com aparelhos Android com sistema operacional 4.0.4, bem como versões anteriores. Sendo assim, o WhatsApp só funcionará em smartphones a partir do Android 4.1.
Nos aparelhos da Apple será necessário ter a versão iOS 10 ou alguma superior. Já pra a Samsung, os smartphones Galaxy Trend Lite, Galaxy Trend II, Galaxy S2, Galaxy S3 mini, Galaxy Xcover 2, Galaxy Core e Galaxy Ace 2 deixarão de suportar o WhatsApp.
De acordo com uma lista divulgada no início de setembro pela empresa, os seguintes aparelhos marca LG também serão impossibilitados de utilizar o WhatsApp: LG Lucid 2, Optimus F7, Optimus F5, Optimus L3 II Dual, Optimus L5, Optimus L5 II, Optimus L5 Dual, Optimus L3 II, Optimus L7, Optimus L7 II Dual, Optimus L7 II, Optimus F6, Enact, Optimus L4 II Dual, Optimus F3, Optimus L4 II, Optimus L2 II, Optimus Nitro HD e 4X HD, e Optimus F3Q.
Os aparelhos da Sony que não serão mais compativeis com o WhatsApp são: Sony Xperia Miro, Sony Xperia Neo L e Xperia Arc S. Por fim, algumas marcas não tão utilizadas no Brasil também devem ser excluídas na nova atualização.
De acordo com informações disponíveis no site da empresa, os aparelhos a seguir não suportarão a nova atualização: ZTE Grand S Flex, ZTE V956, Grand X Quad V987 e Grand Memo, Huawei Ascend G740, Ascend Mate, Ascend D Quad XL, Ascend D1 Quad XL, Ascend P1 S e Ascend D2, Alcatel One Touch Evo 7, Archos 53 Platinum, HTC Desire 500, Caterpillar Cat B15, Wiko Cink Five, Wiko Darknight, Lenovo A820, UMi X2, Faea F1 e THL W8.