O aplicativo de mensagens WhatsApp apresentou uma nova funcionalidade para usuários localizarem bares, restaurantes, lanchonetes e outros tipos de empreendimento. A novidade está sendo utilizada na cidade de São Paulo com empresas que usam a versão do WhatsApp Business. O teste ocorre exclusivamente no Brasil e está sendo chamado de Guia de Negócios. Ele funciona como uma espécie de mapa de locais recomendados por usuários.
“No momento, o guia está disponível somente para algumas empresas no centro da cidade de São Paulo que vendem produtos e serviços na região, incluindo alimentação, varejo e educação. Com o tempo, esperamos incluir mais categorias e áreas geográficas, e disponibilizar o guia para mais para empresas que usam o app”, informou a empresa em comunicado.
O WhatsApp disponibilizou um vídeo explicativo para o processo de cadastro (veja abaixo), lembrando que a adesão é limitada apenas às empresas localizadas no centro da cidade de São Paulo.
Para usuários, a opção estará disponível em uma aba exclusiva que aparecerá com a atualização do aplicativo. Como é focada no mercado paulista, indicações de negócios ainda não aparecerão para os públicos de outras localidades. Não há previsão para a expansão do serviço.
Segundo pesquisa da empresa especializada em mercados de aplicativos e internet Statista, o WhatsApp conta com um mercado global de 2 bilhões de usuários, dos quais 120 milhões são brasileiros. O país fica atrás apenas da Índia, que tem 400 milhões de linhas móveis cadastradas no WhatsApp.
De acordo com o site WABetaInfo, o WhatsApp está testando uma nova funcionalidade para permitir que usuário saibam o conteúdo de um áudio antes de ouví-lo. A ideia é transcrever as mensagens de áudios trocadas no app.
A novidade já está sendo testada pelos participantes do programa de testes WhatsApp Beta e promete revolucionar o mercado de apps de mensageria (além de facilitar a vida de quem não gosta de áudios).
Além disso, o WABetaInfo também informou que o novo recurso funcionará de maneira independente, isso significa que não dependerá dos servidores do Facebook para operar. Sendo assim, todo o procedimento será realizado diretamente pelo celular, com ajuda do sistema de reconhecimento de voz do dispositivo.
Ainda não há uma data para o lançamento da nova funcionalidade do WhatsApp, mas quem é participante do programa já pode ir experimentando a novidade.
O aplicativo anunciou que, a partir de novembro, dispositivos que tenham a versão Android 4.0.4 ou inferior e o iOS igual ou inferior ao 9 perderão o acesso ao WhatsApp. De acordo com a empresa, estes sistemas perderão compatibilidade com os novos recursos do mensageiro.
Veja a lista de aparelhos que não terão acesso ao aplicativo:
Para quem possui um smartphone que consta na lista, será necessário trocar de smartphone para continuar utilizando o aplicativo.