O WhatsApp tem trabalhado em novos recursos e no aprimoramento dos já existentes em busca de continuar atrativo aos usuários. Uma novidade que a empresa está desenvolvendo são os emojis animados, descoberto durante o desenvolvimento do WhatsApp Desktop beta e planejado para ser lançado em uma atualização futura do aplicativo.
Essa melhoria cosmética foi descoberta pelo site WABetaInfo, especializado em notícias sobre o aplicativo. A ideia é trazer uma nova experiência de usuário, apesar da novidade ser bem parecida com o que internautas mais vividos podem ter tido ao usar o MSN nos anos 2000.
LEIA MAIS: WhatsApp FINALMENTE lança função mais esperada pelos usuários após muitos anos
Segundo o site, emojis animados serão enviados por padrão quando a versão animada de um determinado emoji estiver disponível. Aparentemente, os usuários não vão ter controle sobre como desativar a animação, o que pode não agradar a todo mundo.
Esses emojis animados são desenhados usando Lottie, uma biblioteca otimizada que permite aos designers criar facilmente animações: essas animações são pequenas em tamanho e é possível alterar suas proporções sem perder a qualidade.
A capacidade de enviar emojis animados está em desenvolvimento e será lançada em uma atualização futura do WhatsApp Desktop beta. Ou seja, ainda há um longo caminho antes que a funcionalidade chegue até todos os usuários.
Mesma conta em vários dispositivos
O WhatsApp finalmente permitiu que os usuários tivessem a mesma conta de WhatsApp em mais de um smartphone. Agora é possível vincular seu telefone como um de até quatro dispositivos adicionais, o mesmo que ocorre quando você se conecta ao WhatsApp em navegadores da web, tablets e computadores.
Cada telefone vinculado se conecta ao WhatsApp de forma independente, garantindo que suas mensagens, mídias e chamadas pessoais sejam criptografadas de ponta a ponta. Para dar mais segurança, um dispositivo principal precisa ser escolhido porque, caso ele fique inativo por um longo período, o WhatsApp, automaticamente, desconectará o usuário de todos os dispositivos complementares.
Um usuário vai poder usar diferentes smartphones para conversar com a mesma pessoa se quiser, sem precisar desconectando e conectando os dispositivos à sua conta. Além disso, para quem tem uma empresa e usa o WhatsApp Business, mais funcionários podem responder aos clientes diretamente do celular deles na mesma conta da empresa.
Essa atualização começou a ser implementada para os usuários do mundo inteiro e estará disponível a todos nas próximas semanas.
O WhatsApp também está preparando, para as próximas semanas, uma maneira alternativa e mais acessível de se conectar a dispositivos complementares. Agora, é possível inserir seu número de telefone no WhatsApp Web para receber um código único, que o usuário pode usar no seu celular para permitir a conexão do dispositivo, em vez de precisar ler um código QR. O recurso deve ser lançado para mais dispositivos complementares no futuro.
Mudanças no design
Faz um tempo que o WhatsApp não recebe uma repaginada em sua interface, o que faz parte de sua base de usuários acreditar que o layout atual está desatualizado e não tão amigável quanto poderia ser após as recentes atualizações do Android. A atualização 2.23.9.2 do WhatsApp beta para Android 2.23.6.17, mostra um novo visual para o menu de anexos. O WhatsApp está redesenhando o teclado, planejado para ser lançado em uma futura atualização do aplicativo.
Se comparado com o teclado atual, pode-se notar que a barra de seleção do tipo de teclado será movida de baixo para cima. Também parece que a barra que hoje permite acessar várias categorias de emojis será removida, o que pode ser algo que não agrade a maioria dos usuários, principalmente aqueles que utilizam muitos emojis.
Outra mudança é uma barra de navegação inferior. A notícia foi revelada pelo WABetaInfo após a última atualização do WhatsApp beta para Android 2.23.8.4. A expectativa é que a barra de navegação inferior torne mais fácil para os usuários navegar entre as diferentes seções do aplicativo, pois elas seriam facilmente acessíveis na parte inferior da tela. Isso tornaria o layout do app parecido com o do usado no iPhone, facilitando a experiência de quem sai de um sistema operacional para o outro.