WhatsApp e redes sociais são os canais de comunicação mais utilizados por empresas no Brasil - Notícias Concursos

WhatsApp e redes sociais são os canais de comunicação mais utilizados por empresas no Brasil

No mundo, a adoção de aplicativos de mensagens crescerá cerca de 30%, chegando a um mercado com valor de US$ 3,7 bilhões em 2025

Uma pesquisa encomendada à consultoria IDC pela Yalo, plataforma de comércio conversacional, aponta que a plataforma de comunicação mais usada pelas empresas no Brasil é o WhatsApp, com 95% delas confirmando o diagnóstico. O documento descreve ainda que os canais preferidos dos consumidores são: WhatsApp (88%), redes sociais (77%) e e-mail (59%). A pesquisa foi realizada entre novembro de 2022 e junho de 2023.

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Dentro das empresas no Brasil, aumentar a produtividade é prioridade com 43% de relevância, e logo depois vem o desafio de equilibrar a experiência do cliente nos mundos digital e físico, com 36% das instituições colocando esse tema como prioridade também. O atendimento via apps acaba sendo uma resposta para as empresas atingirem esse objetivo.

Com isso, no mundo, a adoção de aplicativos de mensagens crescerá cerca de 30%, chegando a um mercado no valor de US$ 3,7 bilhões em 2025, de acordo com o levantamento do IDC encomendado pela Yalo.

De acordo com dados divulgados pela própria Meta, no Brasil existem 197 milhões de usuários de WhatsApp, o segundo maior mercado da plataforma no mundo, atrás somente da Índia. Outro dado importante vem da pesquisa da agência We Are Social, referência nesse tipo de estudo, que faz a indicação de que 93,4%, da população ou nove em cada 10 pessoas no Brasil têm conta no WhatsApp. A companhia de Mark Zuckerberg já revelou que 1 bilhão de pessoas no mundo conversam com contas comerciais ou de serviços no WhatsApp e no Messenger do Facebook.

Investimento em tecnologia

Espera-se que o investimento em chatbots para o mercado corporativo (B2B) na América Latina tenha um crescimento anual composto de 31% entre 2020 e 2025, puxado pela crescente demanda por soluções de automação de processos de negócios e adoção da inteligência artificial (IA). Hoje, por meio dos chatbots, o comércio conversacional detém cerca de 8% do mercado global de plataformas de comércio eletrônico, segundo estudo do Future Market Insights. A análise defende, ainda, o crescimento de 15,6%, chegando a uma arrecadação de US? 26,3 bilhões até 2032.

Segundo a Yalo, no Brasil, 92% das empresas já recolhem dados de clientes e 75% utilizam chatbots. Isso só reforça o quanto a tecnologia já está presente nos negócios, afirma a empresa, que diz ver o sucesso do comércio conversacional em seus clientes. O trabalho está em achar o canal certo para realizar interações comerciais hiper personalizadas em qualquer tempo e lugar, conectando pessoas, dados, processos, sistemas e aplicações de forma bastante orgânica.

Para a empresa, o momento reforça a necessidade de aumentar os processos de marketing, pré-venda, venda e pós-venda, gerando melhores taxas de fidelidade e uma experiência de cliente cada vez melhor. Para isso, ela diz que o foco no cliente requer canais de comunicação com os quais os usuários se sintam mais confortáveis na interação para a comunicação fluir naturalmente.

Como as empresas usam as redes sociais

Em pesquisa recente realizada pela Triwi, agência de marketing especializada em negócios B2B (empresa para empresa), mostrou insights sobre como as empresas estão utilizando as redes sociais em suas estratégias de negócios. De acordo com o estudo, 43% das empresas usam redes sociais para publicação de conteúdo, 29% para branding e outros 29% para geração de negócios.

Este estudo destaca a importância crescente das redes sociais como ferramenta não apenas para divulgação de conteúdo, mas também para construção da marca e para impulsionar vendas e oportunidades de negócios.

Para a empresa, os números mostram uma tendência clara. As redes sociais sempre foram vistas como plataformas para compartilhar conteúdo e agora há uma crescente ênfase na valorização de marca e na geração de negócios. As empresas estão percebendo que, além de ser um canal para contar suas histórias, as redes sociais são essenciais para moldar a percepção da marca e para engajar diretamente com potenciais clientes.

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