A partir desta terça-feira (26), os usuários do WhatsApp poderão utilizar a mesma conta em até quatro celulares e alternar entre eles sem se desconectar, além de retomar as conversas de onde pararam. Segundo a plataforma, cada telefone conectado será independente e garantirá a criptografia de ponta a ponta das mensagens, mídias e chamadas pessoais.
Para os proprietários de pequenas empresas, será possível responder aos clientes diretamente pelo WhatsApp Business na mesma conta do celular pessoal. Caso um dispositivo principal fique inativo por muito tempo, o WhatsApp desconectará todos os dispositivos secundários. A atualização será implementada gradualmente para usuários em todo o mundo nas próximas semanas.
“Cada telefone vinculado se conecta ao WhatsApp de forma independente, garantindo que suas mensagens, mídias e chamadas pessoais sejam criptografadas de ponta a ponta. Além disso, caso seu dispositivo principal fique inativo por um longo período, nós automaticamente desconectaremos você de todos os dispositivos complementares”, explicou a empresa, em nota.
A atualização traz um recurso diferencial que permite a visualização das conversas mais recentes em caso de falta de bateria ou conexão à internet no aparelho principal. Para utilizar, é necessário instalar o aplicativo em outro telefone sem conta configurada e seguir os passos a seguir:
Apesar das vantagens, o WhatsApp explica que o registro de mensagens disponível nos aparelhos adicionais não é completo, ou seja, nesses casos deve existir apenas um histórico limitado de conversas. Isso significa que os usuários que desejam recuperar mensagens antigas deverão acessá-las diretamente no telefone principal.
O WhatsApp é um dos aplicativos de mensagens mais populares em todo o mundo, incluindo o Brasil. A popularidade do WhatsApp no país se deve, em grande parte, à sua facilidade de uso e à sua praticidade. Com recursos como mensagens de texto, chamadas de voz e vídeo e compartilhamento de arquivos, o aplicativo se tornou uma parte fundamental da vida diária dos brasileiros.
Além disso, o WhatsApp tem sido uma ferramenta importante para empresas de todos os setores se conectarem com seus clientes. Com a possibilidade de criar grupos de clientes, enviar notificações e oferecer suporte, o App tem ajudado empresas de todos os tamanhos a expandirem seus negócios e a se comunicarem com seus clientes de forma mais eficaz.
A grande adesão dos brasileiros ao aplicativo acabou permitindo que até mesmo transferências sejam feitas dentro da plataforma. No final do ano passado, o Banco Central do Brasil autorizou uma mudança de regulamento nos pagamentos da Visa que passou a permitir compras com cartões de crédito, débito e pré-pago via WhatsApp.
“Destaca-se que a autorização concedida é apenas uma das etapas necessárias à liberação do programa Facebook Pay no caso dos arranjos de compra, que continua sobrestado até que outros requisitos regulatórios aplicáveis, especialmente aqueles relacionados a aspectos concorrenciais e não discriminatórios no credenciamento, tenham seu cumprimento comprovado pelas instituições envolvidas em sua implementação”, explicou o Banco Central na época.
Além da autorização do BC para pagamentos com cartões, o App já permitia que seus usuários enviassem dinheiro para familiares e amigos sem a cobrança de taxas. Para isso, os cidadãos que utilizam o WhatsApp precisam adicionar um cartão de débito, cartão múltiplo com função débito ou um cartão pré-pago no aplicativo.