Quem procura mais privacidade no WhatsApp ficará feliz com o novo recurso. O mensageiro implementará uma configuração em que o usuário poderá escolher em deixar o seu status de “online” apenas para os seus contatos.
Ou seja, a nova funcionalidade irá evitar que pessoas desconhecidas tenham acesso a informação se você está ativo ou não na plataforma. As informações são do portal WaBetaInfo, especializado em antecipar as novidades do aplicativo.
Veja também: Veja porque o WhatsApp GB não deve ser utilizado
Contudo, até o momento a empresa não confirmou a suposta nova função.
Caso o mensageiro efetive a inclusão da ferramenta, será de muita valia para aumentar as regras de proteção dos usuários, considerando que pessoas curiosas (stalkers) não terão mais acesso a informações que não lhes cabem.
Na prática, a novidade poderá evitar que mensagens de cobranças sejam enviadas fora do horário de expediente, dificultando também a prática de curiosos que monitoram a vida de outras pessoas, além de evitar o recebimento de mensagens ou propagandas de empresas só pelo fato de perceber que o usuário está online.
De acordo com as informações do WaBetaInfo, esse recurso será ativado automaticamente, não havendo necessidade de os usuários alterarem as configurações do aplicativo.
No mais, cabe salientar que os contatos que a pessoas já tenha na lista ou que já tenha trocado mensagens continuarão a ter acesso ao status.
Desde de 2016 o WhatsApp permite que seus usuários gerem links no formato de convites para participar de grupos. A ferramenta evita que o usuário perca tempo adicionando cada contato pertinente de sua lista. Lembrando que um grupo suporta, no máximo, 256 pessoas.
Vale ressaltar que quando o link é compartilhado qualquer pessoa pode entrar no grupo, mesmo sem autorização do administrador.
O link pode ser cancelado a qualquer momento pelo administrador do grupo, basta acessar a opção “Redefinir Link” no Android ou “Revogar link” no iPhone. A aba se encontra abaixo de “Código QR”. Ao seleciona-la um novo URL será gerado, invalidando o que já está sendo compartilhado.