WhatsApp Business é uma ferramenta de gestão que possui muitos recursos inovadores e estratégicos.
Muitos são os meios usados na comunicação entre as empresas e seus clientes, e com as novidades na área de tecnologia, essas ferramentas tendem a aumentar cada vez mais essa viabilidade.
O aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp, é a ferramenta de maior sucesso que surgiu nos últimos anos.
Segundo o Facebook, detentora da plataforma, no Brasil mais de 100 milhões de pessoas utilizam a ferramenta.
As empresas viram um grande potencial de vendas através do app, que acabou entrando para o rol de ferramentas usadas nas estratégias de marketing.
Sendo assim, a própria empresa lançou o WhatsApp Business, permitindo que a identificação das contas comerciais fosse clara e disponibilizando alguns recursos exclusivos.
Através do mensageiro é possível criar um perfil profissional, ao passo que disponibiliza os dados de contato da empresa de uma forma mais profissional e atrativa.
Outra maneira de agilizar as vendas através do aplicativo é a criação de um catálogo dos produtos ou serviços oferecidos. Pois, dessa maneira os clientes visualizam a foto, bem como preços e descrições.
Também é possível, criar mensagens automáticas de acordo com as preferências do usuário.
Assim sendo, escolhe o conteúdo, data e horário para o envio das mensagens aos clientes.
Outro recurso são as mensagens prontas. Todavia, essas mensagens não devem ser confundidas com as mensagens automáticas.
São mensagens com texto padrão. Assim sendo, o envio é feito a partir de atalhos preestabelecidos no teclado. Assim sendo, evita que gaste muito tempo na digitação.
Para organizar as conversas o aplicativo permite que crie etiquetas categorizando as mensagens e contatos. Claro que de acordo com a demanda da empresa.
Também é possível a emissão de relatórios estatísticos. Assim a empresa mensura a quantidade de mensagens enviadas, entregues e visualizadas.
Outro recurso que facilita, é muito, o contato da empresa com os clientes é o recurso de abrir o canal de comunicação a partir de anúncios do Facebook.
Assim sendo, a empresa aproveita a divulgação na rede social, pois quando o cliente clicar no anúncio o mensageiro abrirá instantaneamente com algumas informações já preenchidas. Porém, esse recurso está disponível somente para empresas de médio e grande porte.