O Banco Central (BC) divulgou uma excelente notícia para quem tem dívidas no cartão de crédito. A partir de julho será possível fazer a portabilidade dos débitos.
Esse é um avanço importante que significa mais liberdade para os consumidores e pode melhorar as condições financeiras dos brasileiros.
O que é e como funciona a portabilidade de dívidas do cartão de crédito?
A partir de 1º de julho, os brasileiros com dívidas no cartão de crédito rotativo podem fazer gratuitamente a portabilidade do saldo devedor para outra instituição financeira.
Essa medida foi estabelecida pela Lei nº 14.690/2023, regulamentada pelo Banco Central e pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em dezembro do ano passado.
O rotativo do cartão de crédito é uma das linhas mais caras do mercado atualmente. Por isso, a medida traz mais flexibilidade para os consumidores, que poderão buscar por melhores condições para pagamento dos débitos.
Entenda o rotativo do cartão de crédito
O rotativo do cartão de crédito é uma modalidade de crédito que entra em vigor quando o titular não possui o valor total da fatura. Dessa maneira, acaba pagando um valor entre o total e o mínimo do cartão de crédito.
Além disso, o rotativo também é acionado quando você não paga o valor integral da sua fatura até a data de vencimento. Nesse caso, você fica devendo o valor que não pagou, mais os juros e o IOF.
Por ser um dos créditos mais caros, a recomendação é evitar ao máximo usar essa opção. Por isso, é importante buscar outros meios com taxas menores, como o parcelamento da fatura, por exemplo.
Para quem já possui dívidas no cartão de crédito e viu a fatura virar uma verdadeira bola de neve, a portabilidade pode ser uma excelente alternativa. Isso porque ela traz inúmeras vantagens, como:
- Condições mais atrativas: ao transferir sua dívida, você pode negociar melhores taxas de juros e prazos com a nova instituição;
- Alívio financeiro: é possível obter mais fôlego para quitar a dívida ao se livrar de juros abusivos;
- Transparência: a portabilidade traz mais clareza sobre as condições do seu débito.
Como a portabilidade vai funcionar na prática?
A partir de 1º de julho, os consumidores já poderão solicitar a portabilidade de dívidas do cartão de crédito. Assim, para conseguir melhores condições, basta seguir os seguintes passos:
- Em primeiro lugar, escolha uma instituição financeira e solicite uma proposta para a portabilidade da dívida;
- Em seguida, entre em contato com o banco devedor e apresente a proposta, para saber se a instituição deseja fazer uma contraproposta;
- Caso faça uma contraproposta, o banco deve oferecer o mesmo prazo, para melhor comparação;
- Mas, se o consumidor optar por fazer a portabilidade, todo o processo será totalmente gratuito;
- Assim, a sua dívida será transferida e ele começará a pagar para a nova instituição, de acordo com as condições da proposta.
Ademais, é importante destacar que a portabilidade de dívidas do cartão de crédito não estará disponível para dívidas consignadas, ou seja, com desconto diretamente na folha de pagamento.
Dicas para evitar dívida no cartão de crédito
Fazer o pagamento do mínimo do cartão de crédito deve ser a última alternativa a se considerar. Sendo assim, é fundamental manter um bom planejamento financeiro, a fim de evitar contratempos.
A seguir, confira algumas dicas práticas que podem ajudar no gerenciamento do cartão de crédito:
- Use o crédito com sabedoria e não gaste mais do que você pode pagar no final do mês;
- Monitore seus gastos. Assim, revise regularmente suas despesas e ajuste seus hábitos de consumo;
- Pague sempre o valor integral da sua fatura até a data de vencimento. Dessa forma, você evita pagar juros e multas, além de manter o seu score de crédito em alta;
- Aproveite os benefícios do seu cartão de crédito, como programas de pontos, cashback, seguros e descontos. Mas lembre-se de que esses benefícios não devem ser o único motivo para usar o cartão;
- Seja responsável e consciente ao usar o seu cartão de crédito. Lembre-se de que ele é um instrumento financeiro que pode te ajudar ou te atrapalhar, dependendo da forma como você o utiliza.