Se você é beneficiário do programa Bolsa Família, poderá ter a chance de receber em breve um novo cartão do programa social. Na quinta-feira (27), a presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, confirmou que a ideia é entregar quase 8 milhões de dispositivos no decorrer dos próximos meses.
A executiva confirmou que os novos cartões terão a função de débito, o que significa dizer que as pessoas que receberem o cartão poderão usar o dispositivo para fazer algumas compras. Contudo, a Caixa já deixou claro que nem todo mundo que faz parte do programa Bolsa Família vai poder receber a encomenda.
A ideia agora é entregar cerca de 7,6 milhões de cartões apenas para as pessoas que não possuem o dispositivo com esta funcionalidade. Vale lembrar que no decorrer do ano passado, o antigo Ministério da Cidadania entregou mais de 8,5 milhões de cartões ainda referentes ao Auxílio Brasil, e que já possuem a função de débito.
Desse modo, as pessoas que receberam os dispositivos do Auxílio Brasil certamente não terão acesso aos cartões do Bolsa Família agora.
De acordo com a presidente da Caixa, os quase 8 milhões de cidadãos que deverão receber os cartões do Bolsa Família, poderão usar o dispositivo para realizar uma série de ações. Veja abaixo:
O Ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (PT) também estava no evento e avaliou que a entrega dos cartões é importante.
“Os beneficiários que estão ingressando no programa esse ano, já estão recebendo esse novo cartão com todas as facilidades”, disse Dias.
“Quando falamos de Bolsa Família, falamos de extrema pobreza. São pessoas que têm dificuldade para se deslocar às agências mais distantes e aos mercados em outras cidades. Os novos cartões de débito representam dinheiro circulando a nível local. São R$ 14 bilhões todos os meses circulando em todo o país”, completou o Ministro.
Não é preciso se preocupar com o processo de solicitação do cartão do Bolsa Família. A Caixa vai analisar os dados presentes no Cadúnico de cada beneficiário para enviar os dispositivos de maneira automática através do sistema dos Correios.
Além disso, não é possível estipular uma data para a chegada dos dispositivos porque o tempo de entrega costuma variar a depender da região em que o cidadão mora.
Embora não exista uma esquema de solicitação direta para o recebimento do cartão, é importante que o cidadão mantenha os dados do Cadastro Único atualizados. Assim, a Caixa vai conseguir identificar o seu atual endereço.
Vale lembrar que os usuários que fazem parte do programa Bolsa Família não necessariamente precisam de um cartão para movimentar o dinheiro do programa social.
De acordo com as regras gerais do projeto, qualquer cidadão pode movimentar o saldo sem precisar sair de casa, através do aplicativo Caixa Tem.
Por meio da plataforma é possível pagar contas, transferir saldos para outros bancos e até mesmo usar o sistema de Pix. Ainda é viável gerar um código para saque.
Com a numeração, o cidadão pode sacar a quantia mesmo sem cartão em caixas eletrônicos, casas lotéricas ou em correspondentes Caixa Aqui.
Neste mês de abril, os pagamentos do Bolsa Família foram iniciados no último dia 14 e estão sendo concluídos exatamente nesta sexta-feira (28).
Estima-se que mais de 21 milhões de pessoas já estejam com o saldo na conta. Cada cidadão tem um prazo de 120 dias para movimentar a quantia.