Dados recentes do governo apontam que o PIS/Pasep ano-base 2020, que foi liberado em 2022, não foi sacado por um total de 399.975 trabalhadores. Portanto, um total de R$ 357,94 milhões segue disponível para saque nas instituições financeiras.
Os dados do governo apontam que do total de beneficiários que não resgataram o abono salarial, 120.947 são trabalhadores da iniciativa privada, referente ao PIS. Enquanto 279.028 não resgataram os valores referentes ao Pasep.
O Governo Federal determinou um cronograma de pagamentos no ano passado. Os trabalhadores poderiam sacar o benefício até o dia 29 de dezembro de 2022. Entretanto, aqueles que não resgataram os valores durante o prazo, podem solicitar o pagamento neste ano de 2023.
Os trabalhadores que desejam sacar o benefício, podem solicitar o pagamento de forma simples e rápida nos seguintes meios:
Para solicitar os valores referentes ao PIS, o trabalhador deve ligar para a Central Alô Trabalhador, no telefone 158. Já os servidores públicos podem realizar a consulta do Pasep por meio da Central de Atendimento do Banco do Brasil, no telefone 4004-0001 ou 0800.0729-0001.
O trabalhador pode fazer solicitação dos valores através do endereço eletrônico trabalho.uf@economia.gov.br, sendo que no lugar das letras “uf” deve ser colocada a sigla do estado onde reside.
O interessado também pode fazer a solicitação por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (disponível para Android e iOS) e no Portal Gov.br. Além de conseguir verificar se tem direito ao abono, o trabalhador também consegue pode saber o valor a que tem direito, data do saque e o banco em que o pagamento será creditado.
Por fim, os trabalhadores que têm direito ao PIS poderão solicitar o benefício presencialmente em uma das unidades do Ministério do Trabalho, que deve disponibilizar o valor por meio da Caixa Econômica Federal. Já os servidores públicos deverão se encaminhar a uma agência do Banco do Brasil para solicitar o abono salarial.
Para receber o abono salarial PIS/PASEP, o trabalhador precisa se enquadrar em alguns critérios. São eles:
O valor da parcela do PIS/PASEP depende do tempo trabalhado com a carteira assinada no ano de apuração. Desse modo, quanto mais tempo trabalhado dentre os 12 meses do ano, maior será o valor do benefício. Veja as proporções:
Veja como consultar o benefício pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital (CTD):
Além desse meio, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil disponibilizam os seu próprios canais de consulta. Veja: