A terceira edição do seu estudo State of Innovation, um estudo da Visa, aponta uma aceleração no índice de adoção de tecnologia nas empresas da América Latina. De acordo com o relatório, há uma estratégia de inovação mais descentralizada e aberta que está aumentando o uso de tecnologia nos pagamentos.
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A empresa explica que, enquanto em 2020 as empresas concentram-se em migrar para canais digitais na esteira da covid-19, hoje, elas estão trabalhando para solucionar as barreiras estruturais que atrapalham a digitalização. De fato, as tecnologias que melhoram a segurança e viabilizam experiências de pagamento simplificadas têm sido as mais adotadas entre todas as empresas pesquisadas. Biometria, tokenização e inteligência artificial (IA) para detecção de fraudes foram as tecnologias com o maior aumento no uso no ano passado em relação a 2020.
Na edição de 2022, os resultados também mostram uma aceleração na inovação em pagamentos – o percentual de participantes que estão no estágio Avançado de inovação teve a maior alta, subindo de 17% para 23% em relação a 2020, demonstrando que as empresas mais inovadoras da região estão abrindo caminho para ecossistemas digitais mais confiáveis e fortes. Além disso, o número médio de Interfaces de Programação de Aplicativos (APIs) das entidades pesquisadas aumentou 53% em relação a 2020.
Brasil é líder em inovação
O Brasil lidera com mais de um terço das empresas mais inovadoras, de acordo com o estudo da Visa. No País, as companhias tendem a ter mais parcerias com startups e são mais propensas a ter um investimento direto ou parcial. Além disso, elas também estão à frente em termos de tecnologia por terem um número significativamente maior de APIs e estão experimentando ativamente tecnologias avançadas, como IA, tokenização e criptografia.
A pesquisa também revela as características mais importantes compartilhadas atualmente pelas empresas consideradas líderes em inovação:
- A inovação é descentralizada em toda a organização, está profundamente integrada à estratégia corporativa e é promovida pelos executivos do C-level com equipes autônomas e ágeis. Além disso, 93% das empresas mais inovadoras dizem usar incentivos para promover a inovação de forma mais ampla em toda a organização.
- Ao compartilharem abertamente seus dados, quebrarem silos e fazerem parcerias externas, elas adotam uma estratégia de inovação aberta para oferecer uma experiência superior aos seus clientes.
- Elas estão usando tecnologias de última geração, entre as quais, inteligência artificial (IA), machine learning, biometria, open banking, pagamentos mais rápidos e muitas outras para derrubar as últimas barreiras à digitalização: fraudes, pagamentos lentos, silos de dados e experiências de cliente desarticuladas.
- Em vez de se dedicarem a grandes lançamentos, essas empresas estão sempre revisando seus produtos e serviços atuais, usando testes contínuos em tempo real e feedbacks constantes dos clientes.
Outras conclusões do estudo de inovação em pagamentos
A pesquisa foi conduzida pela Americas Market Intelligence (AMI) entre maio a novembro de 2021, com a avaliação de mais de 100 empresas da América Latina, tendo como base em cinco pilares de inovação: suporte interno para a inovação, colaboração externa, execução, uso de tecnologia e capacidade de escala. As empresas participantes foram classificadas em cinco estágios de inovação: inicial, em desenvolvimento, intermediário, avançado e inovador nato/maduro. O estudo incluiu entrevistas com CEOs, COOs, CTOs e fundadores de empresas. Você pode ver mais conclusões da pesquisa abaixo:
- Dois terços das entidades da amostra estão usando IA e machine learning (ML) para entender mais profundamente seus clientes e criar experiências personalizadas e individualizadas. O uso de IA aumentou em todas as entidades pesquisadas no ano passado e quase todas as empresas mais inovadoras adotaram IA e ML em alguma medida.
- Cada vez mais, as empresas têm adotado ferramentas de segurança avançadas para proteger informações sensíveis. Algumas das mais implementadas são IA para detecção de fraudes, tokenização e biometria, que em 2021 registrou o maior uso (74%) entre as empresas pesquisadas, sendo a autenticação facial a aplicação mais usada (63%).
- Há uma crescente descentralização dos serviços financeiros por meio de tecnologias como open banking, a ativação de tudo como um serviço (everything-as-a-service) e blockchain. Na verdade, quase metade das empresas pesquisadas e 60% das mais inovadoras indicam que já estão desenvolvendo soluções de open banking.