O vício no trabalho é um problema cada vez mais recorrente no universo laboral. À medida que o tempo passa, a impressão que temos é que a nossa sociedade exige cada vez mais dedicação, tempo e “força” sobre o trabalho, nem que para isso seja necessário negligenciar a vida pessoal.
O problema é que esse tipo de comportamento e estilo de vida não é saudável. As pausas, o descanso e os hobbies são essenciais para a nossa qualidade de vida, saúde física e mental. Quando nos ancoramos apenas no trabalho, sobrecarregamos a nossa mente e, consequentemente, a nossa saúde.
Por isso, se você perceber que os sintomas do vício no trabalho fazem parte da sua rotina, busque ajuda profissional e cuide da sua mente! A sobrecarga prejudica o seu bem-estar e pode colocar a sua saúde em xeque. Cuidado!
Entendido que o vício no trabalho é prejudicial à saúde, vamos agora aos potenciais sinais e sintomas desse problema. Faça uma autoanálise e, caso você detecte sintomas na sua rotina, não hesite na hora de dar uma pausa e buscar ajuda. Acompanhe:
Como está o seu tempo livre? Você tem vivido momentos de descanso e descontração? Ou parece que, a cada dia, surge mais demanda de trabalho? Pense sobre isso.
Além de ter pouco tempo livre, quando você para com o intuito de descansar, como se sente? Culpado por não estar trabalhando? Se sim, este é um dos principais sintomas de vício no trabalho.
Mesmo trabalhando “loucamente” ao longo do dia, ainda assim você não sente a sensação de dever cumprido?
Parece que você sempre tem um desejo de fazer algo a mais, como se nada bastasse?
Os seus relacionamentos pessoais estão em segundo plano por conta do trabalho? Pense sobre isso!
Quantas atividades laborais você executa por dia? Já parou para calcular?
No fim de tarde você consegue se desconectar do seu trabalho, ou continua checando e-mail, mensagens, planilhas?
Você sente um medo irracional de perder o trabalho que tem? Este é mais um dos sinais de vício no trabalho.
O seu sono é equilibrado? Ou o estresse da carga de trabalho impede que você descanse profundamente à noite?
Você se sente preocupado de maneira constante? Parece que tudo está prestes a desmoronar e, frente a esse cenário, você trabalha cada vez mais para que isso nunca aconteça? Reflita.
Você tem a sensação de que é incapaz pelo simples fato de ter parado de trabalhar e não ter feito mais um pouco ao longo do dia? Cuidado! Isso é mais um sinal de vício no trabalho.
Se você se identifica com alguns desses sintomas, procure a psicoterapia para lidar com essa pressão que você tem criado sobre si mesmo.