Viajar para o exterior ficará mais barato a partir de 2023
Atenção brasileiro! Se você gosta de viajar e tem um sonho de ir para o exterior, saiba que os custos a partir do próximo ano estarão reduzidos.
Atenção brasileiro! Se você gosta de viajar e tem um sonho de ir para o exterior, saiba que os custos a partir do próximo ano estarão reduzidos. Isso porque, algumas Medidas Provisórias (MP) aprovadas neste ano diminuiram a alíquota do Imposto de Renda.
Segundo as informações, a taxa que atualmente está 25% diminuirá para 6% no próximo ano. Essa novidade deixou os turistas entusiasmados com a possibilidade e com a facilidade de conseguir viajar para fora no país sem problemas.
O que é o Imposto de Renda?
O Imposto de Renda é um tributo pago pela Pessoa Física (PF) e Pessoa Jurídica (PJ), conforme a sua renda obtida em determinado período, normalmente de ano em ano.
A cobrança pode ser feita através de dois documentos diferentes: declaração simplificada e a declaração completa. Cada um tem as suas variações de acordo com as tributações.
No mais, a mesma regra se aplica aos brasileiros que moram em outros países e precisam fazer o pagamento do Imposto de Renda.
Redução da alíquota de imposto para viagens internacionais
A MP aprovada que prevê a redução da taxa mencionada, terá vigência até 2028. Ela foi criada devido ao grande impacto que os profissionais do setor sofreram durante a pandemia da Covid-19.
Desse modo, para recuperar, ou, ao menos reparar algumas perdas no período citado, o Governo Federal aprovou a medida para facilitar ainda mais a ida ao exterior.
Até então, as alíquotas cobradas compõem quase a metade do seu planejamento financeiro, o que diminuiu consideravelmente os gastos durante a viagem.
Contudo, vale ressaltar que apesar da redução para 6%, o valor pode aumentar a cada ano, até atingir 9% em 2027.
Vantagens para os turistas na “melhor idade”
De acordo com o Ministério do Turismo (MTur), cada dia mais idosos estão fazendo viagens domésticas e internacionais. Além de proporcionar alegria e bem-estar, viajar para esse público torna-se revigorante.
Conforme a pasta, os idosos representam cerca de 15% dos turistas domésticos e 10% dos internacionais. O mais interessante disso tudo é que eles possuem algumas vantagens. Confira a seguir:
- Gratuidade e descontos nas passagens;
- Auxílio na orientação ou locomoção em aeroportos; e
- Descontos em ingressos em pontos turísticos.