A inscrição para o processo de seleção do vestibulinho da Etec (Escola Técnica Estadual) acontece até a próxima quinta-feira (17), às 15 horas. Os interessados concorrerão a uma vaga no Ensino Médio técnico disponibilizado pelo governo do estado de São Paulo para 2021.
Vale dizer que, para concluir a inscrição, deve-se pagar uma taxa de R$ 19. Entretanto, esse ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, não haverá prova presencial.
Nesse caso, o candidato fará a sua inscrição por meio do site oficial do Vestibulinho. Posteriormente, deverá enviar digitalmente seus documentos, assim como o histórico escolar, quer passará por uma análise da banca avaliadora. Assim que ocorrerá o processo seletivo.
Além do sistema de avaliação ter sofrido essa modificação, de acordo com o governo de SP, as aulas na rede da Etec começará de modo remoto. Não há previsão ainda de uma data para as atividades presenciais.
Vagas disponíveis na Etec 2021
São cerca de 86.149 vagas oferecidas neste Vestibulinho da Etec, distribuídas entre os Ensinos Médio, Técnico, Integrado e Especialização Técnica.
Aqueles candidatos que não possuem acesso à internet poderão comparecer a uma unidade da Etec para realizar sua inscrição. Deve-se entrar em contato para marcar data e horário para esse atendimento.
Vestibulinho Ensino Técnico Integrado ao Médio (Etim)
Nessa modalidade, o candidato vai estudar o Ensino Médio e o Técnico juntos, em tempo integral. Sendo assim, poderá fortalecer seu aprendizado básico com as habilidades profissionais. Aumentará as chances de terminar o ensino médio conhecendo uma função profissional.
Novotec Integrado
O candidato pode optar por duas modalidades de certificação, o Ensino Médio com Habilitação Técnica Profissional e o Ensino Médio com Qualificação Profissional. As 18.532 vagas estão distribuídas entre 36 cursos.
Outras 1.071 vagas estão destinadas à Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS). Nesta opção, o aluno poderá completar em cinco anos os Ensinos Médio, Técnico e Superior Tecnológico (são necessários seis anos para cursá-los separadamente).
O ingresso neste Vestibulinho ocorre pelo Ensino Médio com Habilitação Técnica Profissional em um dos quatro cursos: Administração, Desenvolvimento de Sistemas, Logística e Química.
Modalidades de Ensino Médio
As Etecs oferecem três opções de formação adequadas às orientações da Reforma do Ensino Médio: o Ensino Médio com ênfase em Linguagens, Ciências Humanas e Sociais (1.475 vagas); Ensino Médio com ênfase em Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde (435 vagas); e Ensino Médio com ênfase em Ciências Exatas e Engenharias (470 vagas).
Especialização de nível médio
O Vestibulinho disponibiliza ainda 300 vagas para o curso de Gestão de Projetos, na modalidade online. Outras 320 serão distribuídas por mais sete cursos presenciais: Desenvolvimento de Aplicativos para Smartphones; Enfermagem do Trabalho; Gestão de Energia; Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição; Logística Reversa; Panificação e Confeitaria; Radiocomunicação.
Leia também – Estudante lança podcast com dicas para a redação do Enem