A redação do vestibular da Unicamp é considerada difícil por muitos vestibulandos brasileiros. Isso porque, ela não é necessariamente uma dissertação. A prova já abordou gêneros textuais como carta, carta aberta, crônica, entre outros.
Assim, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe algumas dicas para te ajudar a entender como a redação do vestibular da Unicamp funciona!
A primeira coisa que você deve saber é que o vestibular da Unicamp pode pedir diversos gêneros textuais e não somente a dissertação argumentativa, como acontece na prova do ENEM, por exemplo. Assim, quando analisamos as edições anteriores do vestibular, nos deparamos com diversos tipos textuais: podcast, crônica, abaixo-assinado, carta de palestra, artigo de opinião, etc.
Dessa maneira, podemos dizer que dentro da prova de redação do vestibular em questão a compreensão da estrutura esperada pela banca avaliadora é de extrema importância.
Devemos destacar também que as redações da Unicamp devem ser desenvolvidas em, no máximo, 22 linhas, o que significa que os candidatos precisam desenvolver um texto objetivo.
Umas das melhores maneiras de se preparar para a prova de redação do vestibular da Unicamp é treinando muito. Para isso, é interessante que você use os temas das edições passadas do exame. Dessa maneira, você estará enfrentando uma situação real e que poderia ter acontecido com você.
Para te ajudar, o artigo de hoje trouxe os temas das provas de redação do vestibular Unicamp dos últimos anos. São eles:
Viu como a prova de redação da Unicamp traz diferentes gêneros textuais?