A UERJ, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, é uma universidade pública do Rio de Janeiro e uma das mais prestigiadas instituições de toda a América Latina.
A universidade possui campi em oito cidades do estado do Rio de Janeiro e oferece diversas opções de cursos de nível superior muito conceituados, atraindo vestibulandos de todas as partes do Brasil.
Nesta quarta-feira, dia 24 de maio de 2023, será divulgado o resultado preliminar do vestibular 2023/2 via ENEM da UERJ.
Para te ajudar a entender como acessar o resultado e quais são os próximos passos, trouxemos um resumo completo com tudo que você precisa saber sobre o Vestibular UERJ 2023/2 via ENEM. Confira!
Vestibular UERJ 2023/2 via ENEM: resultado preliminar será divulgado hoje (24)
Segundo o cronograma estabelecido pela comissão organizadora da edição 2023/2 do Vestibular da UERJ via ENEM, o resultado preliminar do processo seletivo será divulgado nesta quarta-feira, 24 de maio de 2023.
Os candidatos poderão acessar o resultado diretamente na página dedicada ao processo seletivo no site da UERJ.
Vestibular UERJ 2023/2 via ENEM: envio de recursos
Segundo o edital do Vestibular 2023/2, os candidatos poderão enviar recursos quanto ao resultado preliminar. O procedimento deverá ser realizado via sistema de concursos do DSEA até esta sexta-feira, dia 26 de maio de 2023.
Será possível, por exemplo, enviar um novo boletim com as notas do ENEM caso o primeiro boletim enviado pelo candidato tenha sido indeferido.
Vestibular UERJ 2023/2 via ENEM: resultado final
A divulgação do resultado final da análise do boletim de notas do ENEM e do processo seletivo como um todo irá acontecer no dia 09 de junho de 2023.
Os candidatos poderão acessar o resultado final diretamente no site da UERJ.
Vestibular UERJ 2023/2 via ENEM: processo seletivo
O vestibular 2023/2 da UERJ não prevê a aplicação de provas. Dessa maneira, os candidatos deverão usar a pontuação obtida no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) para participar da seleção.
Serão aceitas as pontuações obtidas nas edições de 2019, 2020, 2021 ou 2022. Além disso, os candidatos devem ter alcançado pelo menos 200 pontos em cada uma das quatro provas objetivas (Ciências Humanas e Suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias; Ciências da Natureza e Suas Tecnologias e Matemática, Códigos e Suas Tecnologias) e 300 pontos na prova de redação.
Ainda segundo informações divulgadas pela instituição, para cada uma das provas será atribuído um determinado peso que irá depender do curso escolhido pelo candidato. A lista com todos os pesos e cursos pode ser consultada no edital do vestibular da UERJ.
Vestibular UERJ 2023/2 via ENEM: oferta de vagas
O processo seletivo 2023/2 via ENEM foi criado para o preenchimento das vagas remanescentes oferecidas pela UERJ no vestibular 2023.
Por meio do vestibular via ENEM, estão sendo disponibilizadas 793 vagas nos seguintes cursos de graduação e campi da UERJ:
- Ciências Biológicas: São Gonçalo e Zona Oeste
- Engenharia Cartográfica: Rio de Janeiro
- Engenharia de Produção: Resende e Zona Oeste
- Engenharia Mecânica: Nova Friburgo e Resende
- Engenharia Química: Resende
- Estatística: Rio de Janeiro
- Física: Rio de Janeiro
- Geografia: Duque de Caxias e São Gonçalo
- História: São Gonçalo
- Letras: Português/Italiano: Rio de Janeiro
- Letras: Português/Inglês: São Gonçalo
- Letras: Português/Literaturas: São Gonçalo
- Matemática: Duque de Caxias, Rio de Janeiro e São Gonçalo
- Pedagogia: Duque de Caxias e São Gonçalo
- Tecnologia em Construção Naval: Zona Oeste
Vestibular UERJ 2023/2 via ENEM: sistema de cotas
De acordo com o edital do vestibular 2023/2, a UERJ irá usar o sistema de cotas no processo seletivo.
Dessa forma, 20% do total das vagas será destinado para candidatos negros, indígenas e oriundos de comunidades quilombolas. Outros 20% das vagas estão reservados para os candidatos que estudaram na rede pública de ensino.
Por fim, 5% do total de vagas será reservado para pessoas com deficiência e filhos de policiais civis e militares, de bombeiros militares e de inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço.