Vestibular PUC-SP: um resumo sobre o exame
A PUC, Pontifícia Universidade Católica, foi criada no ano de 1946 e é considerada, nos dias de hoje, uma as melhores universidades do país, primeira posição entre as universidades não públicas do estado de São Paulo. Ainda, devemos ressaltar que a PUC oferece mais de 400 cursos entre graduação, mestrado, doutorado, extensão e aperfeiçoamento.
Dessa maneira, não é de se surpreender que o vestibular que permite o acesso à essa instituição seja extremamente concorrido.
Assim, para te ajudar, o artigo de hoje separou um resumo contendo algumas informações importantes sobre as provas de vestibular e as opções de ingresso da PUC-SP.
Vestibular PUC-SP: introdução
A sede da PUC se encontra na cidade de São Paulo e, dessa maneira, o artigo de hoje abordará com maior ênfase o vestibular para esse campus. Porém, devemos ressaltar que a instituição conta com diversos campus em todo o Brasil.
Vestibular PUC-SP: duas edições
O vestibular da PUC-SP acontece duas vezes ao ano. A primeira edição ocorre no mês de dezembro e recebe o nome de vestibular de verão.
A segunda edição, por sua vez, é conhecida como vestibular de inverno e ocorre no mês de julho.
Vestibular PUC-SP: estrutura
O vestibular da PUC-SP é elaborado e produzido pela própria universidade. O exame é composto por 81 questões que são distribuídas ao longo de uma prova objetiva de conhecimentos gerais.
Ainda, os candidatos deverão também realizar uma redação discursiva como parte do vestibular.
Vestibular PUC-SP: uso de notas do ENEM
A PUC-SP não adota o critério de notas do ENEM para ingresso de candidatos. Porém, ao mesmo tempo, a instituição também não o descarta completamente, uma vez que usa, em parte, esse critério para eventual preenchimento de vagas remanescentes em seus cursos de graduação.
Vestibular PUC-SP: bolsas
Você sabia que para cada campus, no vestibular de verão, a PUC concede uma bolsa integral ao primeiro colocado no exame?
Isso mesmo. O prêmio, intitulado “bolsa de mérito acadêmico”, é pessoal e não pode ser transferido para mais ninguém. Ainda, para ser mantido, o aluno deverá sempre obter pelo menos 75% de aproveitamento nos períodos posteriores, em todas as disciplinas cursadas.