O Instituto Tecnológico de Aeronáutica, conhecido simplesmente como ITA, é uma instituição de ensino superior pública da Força Aérea Brasileira (FAB) que foi criada em 1950.
O vestibular que permite o ingresso dos candidatos selecionados ao ITA é um dos mais concorridos de todo país. Dessa forma, se você pretende prestar esse vestibular, é fundamental que você domine todo o conteúdo que será cobrado, incluindo a prova de redação.
Assim, para te ajudar a alcançar um bom desempenho, o artigo de hoje separou um resumo completo com tudo que você precisa saber sobre o funcionamento da redação do vestibular ITA 2024. Confira!
A prova de redação do ITA está presente na segunda fase do vestibular. Dessa maneira, ela será realizada somente pelos candidatos que foram aprovados na primeira fase.
A proposta do exame pede aos candidatos para que eles escrevam um texto dissertativo-argumentativo a respeito de algum evento ou tema de relevância atual formulado pela banca. Normalmente, os temas tendem a exigir reflexões mais aprofundadas com argumentos que comprovem a tese apresentada.
Dentre os principais elementos analisados pela banca examinadora na redação do ITA, podemos citar:
A nota máxima que um candidato pode obter na redação do ITA é de 10 pontos. Confira quais são os critérios utilizados pelos corretores:
Para que você possa praticar a redação do ITA, é fundamental que você escreva textos aos moldes do exame sobre os temas que foram cobrados em edições anteriores do vestibular.
Para te ajudar, trouxemos alguns dos temas das últimas edições do vestibular do ITA. Confira:
Podemos perceber que os temas propostos estão sempre relacionados com assuntos ou eventos extremamente atuais. Dessa forma, é importante que o candidato se mantenha sempre atualizado ao longo da preparação para o vestibular do ITA. Para isso, você pode tentar ler jornais e revistas com frequência, por exemplo.
As inscrições para o vestibular do ITA ainda não estão abertas. Elas irão começar no dia 01 de junho e todos os candidatos poderão se inscrever até o dia 15 de julho de 2023.
Os candidatos deverão também pagar uma taxa de inscrição. Contudo, é possível solicitar a isenção do pagamento. A solicitação deverá ser feita de forma online por meio do site do vestibular até o dia 19 de maio de 2023.
As provas do vestibular serão divididas em 3 fases diferentes. São elas:
A terceira fase é baseada na Inspeção de Saúde, Análise Psicológica, Exame Toxicológico e Heteroidentificação.