Vestibular Fuvest 2024: período para pedidos de isenção e redução da taxa de inscrição está aberto
A Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) abriu nesta segunda-feira, dia 15 de maio, o prazo para envio dos pedidos de isenção e de redução da taxa de inscrição referente ao Vestibular 2024 da Universidade de São Paulo (USP).
De acordo com o cronograma, os interessados poderão enviar as solicitações até as 12h do dia 14 de julho, considerando o horário oficial de Brasília. Os pedidos devem ser feitos de forma virtual, exclusivamente por meio do site da Fuvest.
O tempo de envio dos pedidos foi ampliado pela Fundação a fim de que os candidatos tenham tempo de submeter sua documentação.
Os candidatos deverão preencher todas as informações solicitadas no formulário eletrônico de requerimento de isenção e redução e deverão enviar todo a documentação solicitada para a comprovação dos critérios. A lista de documentos necessários está disponível no edital.
Quem pode solicitar os benefícios?
Conforme divulgado pela Fuvest, podem se candidatar todos aqueles que tiverem cursado ou concluído todo o ensino médio em escola do sistema público de ensino do Brasil, bem como o ensino médio por meio de exames nacionais de certificação, como o ENEM e o ENCCEJA.
Também podem solicitar o benefício candidatos provenientes de escolas não pertencentes à rede pública de ensino, mas que mantenham educação gratuita; escolas pertencentes ao Sistema Senai, Sesi ou Senac; ou escola particular ou privada, desde que tenha obtido bolsa de estudos integral ou superior a 50% do valor da mensalidade.
Resultado da isenção
De acordo com o cronograma, a divulgação do resultado dos pedidos está prevista para o dia 3 de agosto. Os interessados poderão interpor recursos, com possível correção dos documentos, entre os dias 4 e 11 do mesmo mês. A reanálise dos pedidos de isenção e redução de taxa de inscrição será até 17 de agosto.
Vestibular Fuvest 2024
A Fuvest já divulgou o calendário referente ao Vestibular 2024. As inscrições para o o concurso estarão abertas entre 17 de agosto e 6 de outubro de 2023. Como acontece tradicionalmente, as inscrições serão recebidas online, através do site da Fuvest.
Os candidatos não isentos deverão realizar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 7 de outubro para efetivar o cadastro. De acordo com a Fuvest, o valor integral da taxa de inscrição é de R$ 191,00 (cento e noventa e um reais).
Fases
Tradicionalmente, o Concurso Vestibular da Fuvest conta com duas fases, sendo as provas de ambas as fases formuladas de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
A aplicação das provas da 1ª fase está agendada para o dia 19 de novembro de 2023. A 1ª fase conta com 90 questões objetivas de conhecimentos gerais.
Já as provas da 2ª fase serão aplicadas nos dias 17 e 18 de dezembro de 2023. No primeiro dia, os candidatos responderão a uma prova de Língua Portuguesa, com 10 questões, e a uma prova de Redação em Língua Portuguesa. No segundo dia, a Fuvest aplicará 12 questões de duas a quatro disciplinas específicas de acordo com o curso concorrido.
Além disso, os candidatos a alguns cursos, como o de Música, por exemplo, passarão por provas de habilidade específica entre 3 e 6 de janeiro de 2024.
Obras literárias
A Fuvest também já informou a lista de obras literárias exigidas para as provas, com a substituição de três títulos. A lista completa de obras para o Vestibular Fuvest 2024 é a seguinte:
- Marília de Dirceu – Tomás Antônio Gonzaga;
- Quincas Borba – Machado de Assis;
- Angústia – Graciliano Ramos;
- Alguma Poesia – Carlos Drummond de Andrade;
- Mensagem – Fernando Pessoa;
- Nós matamos o cão tinhoso! – Luís Bernardo Honwana;
- Campo Geral – Guimarães Rosa;
- Romanceiro da Inconfidência – Cecília Meireles;
- Dois irmãos – Milton Hatoum.
Veja mais detalhes no site da Fuvest.
Leia também Uerj divulga CCI com os locais de prova do 1º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2024; saiba mais.