Enem e Vestibular

Vestibular 2024: Unicamp recebe inscrições para Oficina de Redação

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) está com inscrições abertas para oficina de redação voltada para a prova do Vestibular Unicamp 2024. De acordo com o cronograma, os interessados poderão se inscrever até as 17h de amanhã, dia 12 de maio.

As inscrições para a oficina “A Redação no Vestibular Unicamp” devem ser feitas de forma virtual, exclusivamente por meio do preenchimento de formulário eletrônico disponível no site da Comvest (Comissão Permanentes para os Vestibulares).

Para efetivar o cadastro, é necessário realizar o pagamento da taxa de inscrição dentro do prazo estabelecido. 

A oficina tem como público-alvo professores das disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura e Redação dos ensinos fundamental II, médio e de cursinhos, alunos de graduação (Letras, Linguística e Estudos Literários) e de pós-graduação (Letras e Linguística).

De acordo com a Comvest, o valor da taxa é de R$ 30,00 (trinta reais) para professores de escolas particulares e R$ 15,00 (quinze reais) para as demais categorias. Os primeiros 20 (vinte) professores de cursinhos populares/ comunitários que se inscreverem ganharão isenção de taxa.

Não haverá processo de seleção, de modo que o preenchimento das vagas será por ordem de inscrição. Sendo assim, quanto mais rápido realizar a inscrição, maior chance há de garantir uma vaga.

A Redação no Vestibular Unicamp

Ao todo, a Unicamp está ofertando 400 vagas para a oficina que ocorrerá de forma on-line. De acordo com o cronograma, a oficina será realizada no dia 3 de junho de 2023 (sábado), no período das 9h às 17h (horário de Brasília)

Conforme divulgado pela Comvest, a oficina abordará os seguintes temas: características da prova de redação da Unicamp; formato da prova; critérios e procedimentos de correção.

“A realização da oficina reflete a preocupação da Comvest em divulgar as características de sua prova à comunidade externa, devido à importância da Redação em seu exame. A prova de Redação aplicada no Vestibular Unicamp será apresentada aos participantes, que poderão conhecer também quais são os critérios e procedimentos de correção. A oficina é uma oportunidade para o professor entender o formato da prova e poder preparar melhor seus alunos para o Vestibular Unicamp”, explica a Comissão.

Desse modo, após realizar a oficina os professores poderão auxiliar os seus alunos durante a preparação para a prova de redação do Vestibular Unicamp 2024. Os interessados em participar podem obter mais informações sobre a oficina através do e-mail: oficina@comvest.unicamp.br.

Vestibular 2024

A Unicamp já divulgou as principais datas do Vestibular 2024 que, como acontece tradicionalmente, contará com duas fases. A aplicação da 1ª fase está prevista para o dia 29 de outubro, enquanto a 2ª fase acontecerá em 3 e 4 de dezembro.

Na 1ª fase, os candidatos responderão a questões objetivas formuladas em conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Já as provas da 2ª fase contam com questões discursivas sobre conteúdos que variam de acordo com a área do curso escolhido pelo candidato.

Inscrições

De acordo com o calendário do Vestibular 2024, o período de inscrição dessa edição será do dia 31 de julho ao dia 31 de agosto de 2023.

A Unicamp ainda não divulgou o número de vagas ofertadas no Vestibular 2024, nem o valor da inscrição. No entanto, a Comvest divulgou orientações para as solicitações de isenção do pagamento da taxa. 

De acordo com a Comissão, a Unicamp receberá os pedidos de isenção entre os dias 15 de maio e 2 de junho, por meio do site da Comvest. Ao todo, a universidade pretende conceder 6.680 isenções para pessoas de baixa renda.

A divulgação da lista dos estudantes contemplados com a isenção está prevista para o dia 28 de julho. No entanto os contemplados não são automaticamente inscritos no Vestibular Unicamp 2024, sendo necessário realizar a inscrição posteriormente.

Leia também UECE abre período de inscrição do Vestibular Especial 2023 para mais de mil vagas em cursos de graduação EAD; saiba mais.