Enem e Vestibular

Vestibular 2023/2: IFMG encerra prazo para pedidos de isenção

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) encerra nesta quarta-feira, dia 3 de maio, o período para envio dos pedidos de isenção da taxa de inscrição referente ao Vestibular 2023/2. De acordo com o edital, o valor da taxa de inscrição é de R$ 20,00 (vinte reais). 

Ainda conforme as orientações do edital, as solicitações de isenção devem ser feitas de forma virtual, exclusivamente por meio do site da Fundação CEFETMINAS. O edital estabelece ainda que terão direito ao benefício os estudantes que puderem comprovar:

  • a) renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • b) ter cursado o ensino Fundamental completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada;
  • c) condição de Hipossuficiência Econômica Financeira.

A lista de documentos exigidos para a comprovação desses critérios está disponível no edital de abertura. 

De acordo com o cronograma, a divulgação do resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição está prevista para o dia 9 de maio, com o recebimento de recursos nos dias 10 e 11 seguintes. Após a análise dos recursos, o IFMG publicará as respostas dos recursos contra no dia 16 de maio. 

Inscrições abertas

O período de inscrição para o Vestibular IFMG 2023/2 já está aberto. De acordo com o cronograma, os interessados poderão realizar as inscrições até o dia 22 de maio de 2023.

O procedimento de inscrição deve ser feito on-line, com o preenchimento de formulário eletrônico disponível no site da Fundação CEFETMINAS. Para efetivar o cadastro, os candidatos não isentos deverão imprimir e pagar o boleto referente à taxa de inscrição até o dia 25 de maio. Confira aqui o tutorial de inscrição

Vestibular IFMG 2023/2

O processo seletivo para os cursos de graduação contará com duas modalidades de seleção: aproveitamento da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio); e análise de histórico escolar e redação on-line.

Conforme o edital, os candidatos que optarem por usar as notas do Enem poderão se inscrever com as notas de uma das últimas dez edições do exame. Já os candidatos que optarem pela seleção via histórico escolar e redação passarão pela avaliação no dia 18 de junho, de forma virtual.

A seleção para os cursos técnicos nas modalidades concomitante (para quem está cursando o Ensino Médio em outra escola e quer fazer o técnico no IFMG) e subsequente (para quem concluiu o Ensino Médio e procura formação profissionalizante) ocorrerá com aplicação de uma prova presencial no dia 18 de junho de 2023.

As provas abarcarão conteúdos referentes às disciplinas do Ensino Médio. Desse modo, os candidatos responderão questões sobre as seguintes áreas:

  • Linguagens: Língua Portuguesa;
  • Matemática;
  • Humanas: História, Geografia;
  • Ciências da Natureza: Química, Biologia e Física.

Oferta de vagas

Ao todo, o IFMG está ofertando 397 vagas para 11 cursos presenciais. De acordo com o edital, as oportunidades estão distribuídas entre os campi de Congonhas, Ibirité, Ouro Preto e Ribeirão das Neves.

O edital estabelece ainda que parte das vagas estão reservadas segundo determinado pelas ações afirmativas (cotas). Os aprovados pelo sistema de cotas deverão, no ato de matrícula, comprovar a renda de sua família. Além disso, esses estudantes deverão comprovar que cursaram todo o Ensino Médio em escolas da rede pública.

Resultados

O IFMG publicará o gabarito preliminar da prova objetiva em 19 de junho, com recebimento de recursos nos dias 20 e 21 seguintes. O resultado preliminar está previsto para o dia 27 de junho. Os interessados poderão interpor recursos nos dias 28 e 29 do mesmo mês.

Já a publicação do resultado final, com a lista de convocados para as matrículas, está prevista para 6 de julho.

Acesse o edital na íntegra para mais detalhes.

Leia também UFLA abre inscrições para a 3ª etapa do PAS 2023 para ingresso de novos alunos no 2º semestre; saiba mais.