Nesta segunda-feira (31) a Universidade Estadual Paulista (Unesp) divulgou resolução com as normas e vagas para o Vestibular 2021.
Por conta da pandemia da Covid-19, a Unesp anunciou novas datas para a aplicação das provas do processo seletivo. Desse modo, a primeira fase será em 30 e 31 de janeiro, enquanto a segunda fase será em 28 de fevereiro de 2021.
A segunda fase, que nos vestibulares anteriores era realizada em dois dias consecutivos, será reduzida a apenas um dia, enquanto a primeira fase terá aplicação em dois dias. Assim, na primeira fase, os candidatos da área de Biológicas farão a prova no dia 30 de janeiro de 2021, já os candidatos de Exatas e Humanas farão a prova no dia 31 de janeiro de 2021.
Além disso, as provas não terão questões discursivas. Assim, os exames serão constituídos de perguntas objetivas sobre conhecimentos gerais e específicos. A prova de conhecimentos gerais contará com 90 questões, enquanto a prova de conhecimentos específicos terá 60 questões objetivas e uma redação.
Desse modo, a prova de redação é a única parte discursiva da seleção. Conforme a resolução, essa prova avaliará a progressão temática, coerência e coesão e a modalidade escrita culta.
O período para realização da inscrição vai do dia 1º de outubro ao dia 27 de novembro e é exclusivamente pelo site da Fundação Vunesp.
Número de vagas
Quanto às vagas, ainda de acordo com a resolução, a Unesp ofertará 7.360 vagas no Vestibular 2021. A distribuição fica do seguinte modo:
- Sistema Universal (SU): 3801 vagas.
- Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP): 3829 vagas.
Dentre as vagas do SRVEBP, 1349 vagas são para os candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas.
A previsão é de que o resultado do Vestibular 2021 seja divulgado em 19 de março.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui seu comentário!