Através do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Csepe), a UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) aprova mudanças para o Vestibular 2021.
A realização do vestibular já havia sido adiada para o primeiro semestre do próximo ano em decorrência da pandemia de covid-19. Desse modo, na última quinta-feira (27), a UERJ definiu novas datas e novo formato para o processo seletivo.
As novas datas da primeira e da segunda fase são, respectivamente, 21 de fevereiro e 18 de abril de 2021.
Quanto à estrutura, a seleção contará com um Exame de Qualificação e um Exame Discursivo. O de qualificação deve ser composto por 60 questões de múltipla escolha, já no discursivo há uma redação e provas de duas disciplinas. As disciplinas serão de acordo com o curso de graduação no qual o candidato pretende ingressar.
A UERJ informou ainda que haverá redução no conteúdo dos exames. Contudo, as obras literárias obrigatórias não sofrerão mudanças. Assim, os candidatos devem se preparar para a cobrança de “Triste fim de Policarpo Quaresma”, de Lima Barreto, “1984”, de George Orwell e de “Sonetos”, de Luís de Camões.
Seleção para Academia de Bombeiro Militar Dom Pedro II
A UERJ possui um vestibular próprio, ou seja, não usa o Enem ou o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) para acesso dos candidatos aos cursos de graduação. Além disso, a instituição também seleciona os candidatos da Academia de Bombeiro Militar Dom Pedro II.
No entanto, com as mudanças, a seleção para o corpo de bombeiros, que geralmente acontece junto com o vestibular, ocorrerá de forma isolada. A prova terá apenas uma fase e será composta por perguntas de múltipla escolha e redação. A data prevista é 10 de janeiro de 2021.
Segundo a UERJ, os editais serão divulgados em breve. Clique aqui para mais informações.
Gostou do texto? Então deixe aqui seu comentário!