Economia

Vendas online devem crescer 27% com Black Friday

Pagamento digital do auxílio emergencial contribuiu com a bancarização dos brasileiros e deve ajudar Black Friday

De acordo com a Ebit Nielsen, empresa de medição e análise de dados, as vendas online devem ter crescimento de 27% durante a Black Friday 2020, quando comparada à data de 2019. O índice pode ainda impulsionar em 38% a performance online para este ano.

A previsão feita pela empresa é maior que o desempenho de 2019. Segundo a Ebit Nielsen, o faturamento do comércio eletrônico cresceu 16,3% no ano passado e alcançou R$ 61,9 bilhões. A Black Friday havia registrado aumento de 23,6%, para R$ 3,2 bilhões.

“Os números para este ano são muito expressivos por refletir a adaptação do consumidor às compras online. Nesta pandemia, o e-commerce se tornou um porto seguro ao substituir de forma eficiente e prática o ambiente físico”, disse Júlia Ávila, líder da Ebit Nielsen.

A empresa pontuou que, mesmo com a crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus, há fatores que indicam a retomada da economia, principalmente no atual trimestre do ano. Um dos indicadores que contribuem para a retomada é a inflação mais baixa,

Outro fator que contribui para a retomada da economia é a criação de contas digitais por causa do pagamento do auxílio emergencial. Isso ajudou na bancarização dos brasileiros. “Esse fator deve ajudar a impulsionar o comércio, aliado ao hábito cada vez mais comum de realizar compras pela internet, que foi potencializado pela covid-19”, disse a empresa.

A confiança dos brasileiros de que as promoções da Black Friday são reais e maior popularidade do evento também contribuem para aumentar a movimentação do comércio eletrônico.