Uma equipe de vendas, bem planejada com vendedores engajados, é sucesso com certeza.
Muitas empresas sofrem com o problema de rotatividade de vendedores em uma empresa, mas não necessariamente isso seja culpa somente do vendedor ou do empreendedor.
Isso quer dizer que algo não está bem elaborado, e não está sendo executado de forma correta. Por isso é muito importante seguir alguns passos na contratação de um vendedor.
A empresa pode dividir a equipe de vendas tanto por cliente, porte ou região.
Fase de contratação do vendedor
Existem alguns processos importantes ao se contratar um profissional, pois tudo deve ser muito bem analisado, sem pressa.
Se não as vendas nem sempre saem como o desejado.
É indicado que a primeira entrevista seja em grupo, uma dinâmica, anote as observações sobre cada candidato.
É importante nessa fase que analisem bem a fala do candidato, se ele se comunica bem e corretamente, como ele agiu e se comportou diante alguma pergunta.
Após essa entrevista, avisem que irão entrar em contato com os escolhidos para a próxima etapa.
Essa etapa será a entrevista individual, onde você poderá conhecer um pouco melhor o vendedor.
Façam algumas perguntas e analise o perfil de cada um em suas respostas e forma de reagir.
E por fim a parte final, geralmente serão 2 candidatos, e você poderá analisa-los melhor, e nunca dê a resposta final na hora, analise o perfil de cada um e veja qual perfil se encaixa melhor.
Qual passo após a contratação?
O ideal é que a empresa já tenha um treinamento pronto para aplicar no primeiro dia de trabalho do novo colaborador.
Porque vamos concordar que não tem nada mais desanimador, que chegar no primeiro dia e não ter exatamente nada pra fazer, somente observar uma outra pessoa trabalhar.
Apresente a empresa, explique como é o processo de trabalho, normas, e já o treine para sua função de vendas, mostrando o produto que ele vai vender e as técnicas.
E coloque um profissional para dar esse treinamento, assim ele vai aprendendo algumas técnicas com ele também. Abordagem, como falar com o cliente entre outras.
Feedback diário
O setor de vendas, pode-se dizer que é o coração da empresa, portanto é importante investir tempo e atenção nele.
O ideal é que todos os dias o supervisor, converse com a equipe para ter uma ideia de como anda o processo.
Os vendedores podem ir também preenchendo uma tabela com informações do processo de venda dos clientes, o processo desde a visita ate o fechamento da venda e compartilhar com o supervisor.
E você tem se dedicado ao setor de vendas de sua empresa?