Sabemos da importância das áreas de marketing e vendas separadamente. Entretanto, essas áreas alinhadas não seriam mais interessantes para as marcas?
Vendarketing não é somente a junção das palavras vendas e marketing, é uma unificação dos conceitos de forma estratégica.
O termo vendarketing vem do inglês Smarketing, que por sua vez já se refere à unificação das palavras Sales e Marketing. Sendo assim, é uma estratégia de alinhamento entre as equipes de vendas e marketing das empresas.
Há vários objetivos envolvidos na estratégia vendarketing:
O principal ganho das empresas é o aumento das vendas, mas isso acontece como resultado dessa unificação por conta de alguns aspectos.
Se analisarmos o funil vendas, o entendimento de forma muito resumida seria de que as etapas que tangem a visitantes, leads e oportunidades estariam com o área de marketing. Sendo assim, o time de vendas de ocuparia apenas com as vendas em si.
Dentro do conceito de vendarketing, essa responsabilidade é de todos, assim sendo a passagem da fase de laed para o fechamento de uma venda é feito de forma mais natural possível, evitando que os prospects comprem nos concorrentes.
O vendarketing considera que as etapas do funil não são lineares, sendo assim, os vendedores não apenas finalizam as vendas, eles precisam captar dúvidas dos leads para convertê-los e vendas.
Entretanto, o pessoal do marketing também ganha aspectos de vendedores, assim como, precisam entender as dificuldades dos clientes na etapa de vendas.
O vendarketing como estratégia de vendas tem sido aderido por empresas de todos os tamanhos, e é uma tendência de alinhamentos para a tomada de decisão da gestão da empresa, nas duas áreas.