Funil de Marketing Tradicional e Funil de Marketing Digital

Vamos entender o que é esse funil de vendas, e se há mudanças quando esse conceito é levado ao marketing digital.

O funil de Marketing Tradicional é diferente do funil de Marketing Digital?

Também conhecido como funil de vendas ou ainda pipeline, o funil de marketing é uma representação da jornada do cliente até a efetivação da compra.

Basicamente, são os passos do cliente desde o momento em que ele demonstra interesse pelo seu negócio, até o que ocorre depois, em alguns casos.

O funil de marketing se resume em 4 etapas

  • Visitantes;
  • Leads;
  • Oportunidades;
  • Vendas.

Entretanto, vem surgindo um novo conceito de funil no que diz respeito ao marketing digital, que acrescenta no topo uma etapa. Sendo assim, o funil de marketing digital ficaria assim:

Funil de Marketing Digital possui 5 etapas

  • Tráfego;
  • Visitantes;
  • Leads;
  • Oportunidades;
  • Clientes.

A diferença basicamente entre os modelos do funil de marketing tradicional e o funil de marketing digital é que eles se iniciam de formas diferentes.

Porém, ainda que acabem com objetivos próximos, no funil de marketing digital a venda não é o final da jornada do cliente.

Acompanhamento do cliente e sinalização para a empresa

O funil é uma forma de acompanhar o cliente dentro da jornada de compra, para que a empresa entenda quais pontos precisa melhorar em cada fase, para que possa aumentar seu volume de vendas, assim como o número de clientes fidelizados.

O funil de marketing digital é uma adaptação virtual

Entretanto, podemos dizer que o funil de marketing tradicional está mais preparado para as demandas de lojas físicas, enquanto o funil de marketing digital é uma adaptação do mesmo funil para a demanda virtual.

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