O Ministério da Cidadania publicou em edição do Diário Oficial da União desta terça-feira, dia 15 de fevereiro, as diretrizes do programa Vem Ser!, que promove a iniciação esportiva entre alunos de 8 a 17 anos.
De acordo com a portaria nº 749, o programa entrará em vigor no dia 2 de março e tem como objetivo “oportunizar o acesso de crianças e adolescentes à iniciação esportiva de qualidade, prioritariamente daqueles que se encontram em áreas de vulnerabilidade social e que preferencialmente estejam matriculados na rede pública de ensino”.
“Esse programa abrange múltiplos cenários com essa atividade virtuosa que é o esporte. O esporte simboliza para todos nós superação, mas envolve outros valores e propicia o desenvolvimento social e a qualidade de vida”, afirmou o ministro da Cidadania, João Roma.
Conforme as diretrizes, o programa poderá ser realizado em escolas e em espaços comunitários, públicos ou privados. No entanto, as atividades de esporte devem se concentrar no contraturno do período de aulas ou como atividades escolares complementares.
O programa contará com a atuação em núcleos. Desse modo, o Vem Ser! deve projetar núcleos esportivos para atender até 100 crianças e adolescentes em cada centro. As turmas terão lotação máxima de 25 alunos por turma.
Quanto à carga horária, a portaria do Ministério da Cidadania define que serão quatro horas semanais (16 horas/aula por mês) para cada grupo.
Para a criação dos núcleos, o programa contará com parcerias entre a Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis) da Secretaria Especial do Esporte e governos estaduais, municipais e Distrito Federal e instituições públicas federais de ensino e Organizações da Sociedade Civil (OSC).
Além disso, o programa conta com apoio de recursos financeiros próprios do Ministério da Cidadania e/ou de emendas parlamentares.
Com informações da Agência Brasil.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também MEC abre inscrições da 1ª edição do SiSU 2022 nesta terça-feira (15); veja como se inscrever.