O último concurso Telebras aconteceu em 2021. Dessa forma, esse concurso valerá até 2024. No entanto, para os concurseiros de plantão que querem começar a se preparar para quando liberar o edital desse certame, é possível utilizar exatamente a prova da última edição para se basear.
Afinal, por meio da análise das questões que já caíram nas provas, você pode ter uma ideia do que deve ser cobrado nas próximas edições do concurso. Pensando nisso, hoje trouxemos uma série de informações e dicas sobre esse assunto para te auxiliar na preparação com a maior antecedência possível.
Portanto, não deixe de ler até o final para não perder nada importante.
Como já dissemos, o concurso Telebras continuará valendo até 15 de junho de 2024. No entanto, muita gente que sonha em trabalhar nessa autarquia tão importante já está de olho na próxima edição, que não tem ainda data para acontecer.
Desse modo, é importante acompanhar o passado do certame para se preparar para o futuro. Em relação aos salários dos servidores dessa instituição, segundo o último edital, as faixas iam de R$ 3.305,23 a R$ 8.766,57. Isso para os cargos de Técnico em Gestão de Telecomunicações (nível médio) e Especialista em Gestão de Telecomunicações (nível superior), respectivamente.
Além disso, os funcionários da autarquia também têm direito a diversos benefícios, como:
Se a próxima edição do certame da Telebras seguir os mesmos parâmetros que a última, os candidatos passaram por algumas etapas eliminatórias e/ou classificatórias.
A saber, a prova objetiva teve caráter eliminatório e classificatório, assim como a prova discursiva. No entanto, a segunda só foi aplicada para os candidatos a posições de nível superior.
Enquanto isso, a avaliação de títulos também foi feita com os pleiteantes aos cargos de nível superior e teve caráter somente classificatório.
Para ambos os níveis, a avaliação objetiva ofereceu 120 perguntas, na modalidade “Verdadeiro ou Falso”. Assim, foram aplicadas 50 questões de conhecimento básico e 70 de conhecimentos específicos.
Nas etapas objetivas do certame, foram cobradas disciplinas diferentes para os cargos de nível médio e superior. Desse modo, essas foram as matérias aplicadas para o pleito de posições de nível médio:
Enquanto isso, para cargos que exigem curso superior, estas foram as principais disciplinas que caíram na prova de conhecimentos básicos do concurso Telebras:
Como vimos, a prova discursiva do concurso Telebras foi somente aplicada para os candidatos a cargos de nível superior. Dessa forma, os participantes precisaram escrever uma redação dissertativa de 30 linhas com temas variados, dependendo da posição à qual estavam concorrendo.
Muitos concurseiros já querem ir se preparando com bastante antecedência para quando sair o novo edital do Concurso Telebras. Aliás, estudar constantemente para esses concursos é a máxima de todo bom concurseiro, não é mesmo?
Sendo assim, além de analisar as últimas edições do certame para ter uma ideia de como o próximo será, é possível adotar outras medidas, como:
Gostou de saber tudo sobre o concurso Telebras? Agora coloque essas dicas em prática e saia na frente na corrida por uma vaga nessa autarquia!