Neste ano de 2024, o Plano Real vai completar 30 anos de existência. De acordo com economistas, este foi o plano que trouxe ao Brasil estabilidade econômica, controle da inflação e melhora no câmbio. O que nem todo mundo sabe, é que este Plano também garantiu ao Brasil a existência de moedas raras.
Neste artigo específico, vamos falar sobre a moeda de 1 real do ano de 1994. Trata-se, nada menos, do que a primeira peça de 1 real já produzida no Plano Real. Até mesmo por isso, ela é considerada histórica, o que faz com que ela seja vista como um sonho de consumo por vários colecionadores.
Curiosidades da moeda
Uma das principais curiosidades sobre esta moeda de 1 real do ano de 1994 é que ela não tem mais valor monetário. O Banco Central (BC) decidiu retirar a peça de circulação porque ela estava sendo alvo de muitas falsificações. Depois de várias tentativas de resolver a situação, o BC achou melhor retirar o exemplar do seu portfólio.
Outra curiosidade importante sobre esta peça é que ela contou com uma tiragem de mais de 215 milhões de moedas. Na linguagem da numismática, pode-se dizer que este é um número muito alto, o que significa dizer que não é tão difícil encontrar o exemplar hoje em dia.
Características
Abaixo, você pode conferir as principais características da moeda de 1 real do ano de 1994, considerando as informações disponibilizadas pelo Banco Central (BC):
- Novo Padrão Monetário 1º Família Aço Inoxidável;
- Plano Monetário: Padrão Real 1º Família (1994-1997);
- Período: República;
- Casa da Moeda: Rio de Janeiro;
- Diâmetro: 24mm;
- Peso: 4.27gr;
- Metal: Aço Inoxidável;
- Borda: Lisa;
- Reverso: Moeda;
- Artista e Gravador: Luciano Dias Araújo;
- Desenho do Anverso: República, Ladeada por representação estilizada de ramo de louros; dístico BRASIL;
- Desenho do Reverso: Valor, ladeado por ramos de louros. Abaixo, os dísticos ‘real’ e a data.
Quanto vale a moeda?
Mas afinal de contas, quanto vale a moeda de 1 real do ano de 1994 trinta anos depois do seu lançamento oficial? Abaixo, você pode conferir as projeções de especialistas para os valores de 2024:
MBC | SOBERBA | FLOR DE CUNHO |
---|---|---|
X | R$ 30 | R$ 40 |
Entendendo as classificações
Para os iniciantes, as inscrições acima podem parecer complexas. Afinal de contas, o que significa o termo Flor de Cunho, por exemplo? As classificações acima estão relacionadas ao estado de conservação de cada uma destas peças, segundo as informações de colecionadores.
- MBC
Para começar, vamos detalhar o que significa uma moeda MBC. Este termo significa “Muito bem conservada”. Para que a peça entre nesta classificação, ela precisa ter, no mínimo, 70% de sua aparência original. Os analistas também dizem que o seu nível de desgaste deve sempre ser homogêneo.
- Soberba
Uma moeda soberba é a aquela que conta com pelo menos 90% dos detalhes originais preservados. Trata-se de uma peça que conta com pouco vestígio de circulação e de manuseio. No universo da numismática, este item é considerado intermediário, mas já se trata de um valor mais alto.
- Flor de cunho
O termo Flor de Cunho vem da inscrição em inglês uncirculated. Trata-se de uma peça que não apresenta mais nenhum tipo de desgaste e nem de manuseio. Absolutamente todos os detalhes da cunhagem estão com a sua aparência original. Também não há nenhum indicativo de limpeza ou de química. Mesmo por isso, moedas flor de cunho são sempre as mais valiosas.
As moedas do Brasil
O Brasil já contou com várias moedas no decorrer da sua história, de modo que esta peça de 1 real de 1994 foi apenas uma dentre tantas outras que já circularam pelas nossas ruas. Abaixo, você pode ver um resumo da nossa história monetária:
- Período colonial a 1942 – Réis;
- De 1942 a 1967 – Cruzeiro;
- De 1967 a 1970 – Cruzeiro Novo;
- De 1970 a 1986 – Cruzeiro;
- De 1986 a 1989 – Cruzado;
- De 1989 a 1990 – Cruzado Novo;
- De 1990 a 1993 – Cruzeiro;
- De 1993 a 1994 – Cruzeiro Real;
- De 1994 até os dias atuais – Real.