Ao contrário do que muita gente imagina, uma moeda não precisa necessariamente ser antiga para ser considerada rara. No Brasil, existem dezenas de casos de peças que ainda estão em circulação, e que podem ser consideradas valiosas dentro do mundo da numismática.
É o caso, por exemplo, da moeda de 50 centavos do ano de 1998. Trata-se de um exemplar que já tem mais de 20 anos de idade, mas que ainda possui valor monetário. Isso significa que qualquer pessoa pode encontrar o item em um trocado no comércio, por exemplo.
Características
Antes de mais nada, vamos apresentar a lista de características mais claras sobre a moeda de 50 centavos do ano de 1998, tomando como base as informações disponibilizadas pelo Banco Central (BC):
- Novo Padrão Monetário 2º Família Diversos Metais;
- Plano Monetário: Padrão Real 2º Família (1998-atualmente);
- Período: República;
- Casa da Moeda: Rio de Janeiro;
- Diâmetro: 23mm;
- Peso: 9.25gr;
- Metal: Cuproníquel;
- Borda: Liso com inscrição *ORDEM E PROGRESSO*BRASIL;
- Reverso: Moeda;
- Artistas: Glória Aparecida Ferreira Dias, Luciano Dias Araújo;
- Gravador: Luciano Dias Araújo;
- Desenho do Anverso: Efígie de José Maria da Silva Pacanhos Júnior e dísticos BRASIL e RIO BRANCO;
- Desenho do Reverso: Valor, data e alusão à Bandeira Nacional.
Barão do Rio Branco
Como visto na lista acima, é possível notar que esta peça conta com a representação do Barão de Rio Branco. Em toda a sua biografia, ele atuou em várias profissões, mas ganhou notoriedade nacional como Ministro das Relações Exteriores do Brasil, onde permaneceu entre 1902 e 1912.
Durante a sua gestão, ele conseguiu incorporar 900 mil km ao território brasileiro sem necessidade de conflitos armados. Em toda a sua trajetória política, ele ficou conhecido como um homem que rejeitava cenários bélicos, e acreditava que tudo poderia ser resolvido na base do diálogo.
Qual o valor da moeda?
Mas qual é o valor da moeda de 50 centavos do ano de 1998 que faz uma homenagem ao Barão do Rio Branco? De acordo com os catálogos numismáticos mais atualizados, em condições normais, ou seja, sem erros de cunhagem, esta peça não terá um valor alto.
Mas caso a sua moeda de 50 centavos do ano de 1998 conte com um erro da duplicação da palavra Brasil, a situação muda. Neste caso, ainda segundo os catálogos numismáticos mais atualizados, a peça poderá ser vendida por nada menos do que R$ 120 neste ano de 2024.
“Mas definir valor comercial à essas moedas é algo relativamente complicado, principalmente porque, como foram produzidas como erros durante o processo de cunhagem, não há registros da quantidade de moedas emitidas”, diz o especialista Plínio Pierry.
Também vale lembrar que os valores da moeda variam de acordo com o grau de conservação da peça. Quanto mais bem conservado for o exemplar, mais alto será o valor que ele poderá ser vendido neste ano de 2024.
Como vender uma moeda
Encontrou esta ou qualquer outra moeda valiosa? O próximo passo é procurar saber qual é o valor exato daquela peça. Para tanto, o cidadão pode procurar uma loja especializada, que poderá ser virtual ou física. Uma outra opção é procurar uma casa de leilão numismático. Por todos estes caminhos, será possível confirmar o valor do níquel.
Uma das opções é a casa Brasil Moeda Leilões, que funciona de maneira virtual. Logo depois de encontrar a moeda, o cidadão vai poder cadastrar o item encontrado e enviar para uma avaliação. Na sequência, a Casa envia o valor. O cidadão poderá definir se vai colocar à venda ou não.
O cidadão também poderá verificar a lista completa com sites de outro compradores de moedas raras. Nesta lista, será possível inclusive conferir se há alguma loja física de comprador nas proximidades da sua residência.