Separamos diversas informações para que você veja o que mudará na prova de vida em 2023. Uma portaria publicada pelo Instituto Nacional do Seguro Social determina algumas mudanças no procedimento para o próximo ano.
Aliás, essa é uma etapa importante para os beneficiários do INSS, pois garante a continuidade dos pagamentos do benefício. Então, se você faz parte dessa categoria, precisa conhecer as mudanças para manter seu direito.
Quer ficar por dentro de tudo? Então, não deixe de ler até o final e fique por dentro desse assunto tão importante.
Qualquer pessoa que recebe aposentadoria ou qualquer outro benefício do Instituto Nacional do Seguro Social, ou INSS, precisa fazer a chamada prova de vida uma vez por ano.
Isso porque, esse procedimento é uma das exigências do Instituto para que o benefício continue a ser pago.
O procedimento serve para garantir não só que o contribuinte ainda esteja vivo, e por isso, ainda necessita das parcelas, mas também para evitar fraudes. Ou seja, quando outras pessoas recebem o dinheiro de forma indevida.
Até pouco tempo, esse era um procedimento obrigatório. Contudo, até o último dia deste ano a obrigatoriedade está suspensa. Portanto, quem não realizar a prova de vida não corre o risco de perder o benefício.
Apesar da suspensão, os canais de atendimento para realização da prova ainda estão disponíveis.
Há alguns anos, para fazer a prova de vida o processo era burocrático. Pois, era necessário ir até uma agência da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil, outras instituições bancárias. Até mesmo, era obrigatório ir a uma unidade do INSS para realizar o procedimento.
Contudo, a internet se popularizou bastante e atrelado a isso, o Instituto viu a necessidade de facilitar esse processo para os beneficiários.
Afinal, a maioria das pessoas que recebem benefícios do INSS são idosas, PCD ou que são acometidos por outras limitações. Consequentemente, levou o órgão a buscar formas de agilizar o processo.
Por isso, há algum tempo foi lançado o aplicativo Meu INSS. Aqui, os beneficiários podem realizar diversos procedimentos, consultar pedidos, entre outros serviços. E dentre eles, também está disponível a prova de vida.
Agora, os beneficiários ainda podem optar por fazer o procedimento na rede bancária. Contudo, também têm a opção de fazer a prova de vida pelo celular, por meio da biometria facial.
Como vimos anteriormente, o Instituto Nacional do Seguro Social disponibilizou a prova de vida através do aplicativo Meu INSS visando trazer mais comodidade para os beneficiários.
Afinal, depois do período de isolamento social, a maioria dos beneficiários foi considerada como grupo de risco. Sendo assim, o Instituto trouxe outras medidas para evitar que estas pessoas fossem expostas durante a crise sanitária.
Além disso, com tantas provas de vida recebidas anualmente, o processamento de dados ficou sobrecarregado. Logo, também contribuiu para a automatização do processo.
Contudo, visando otimizar ainda mais essa etapa importante para os aposentados e pensionistas, o INSS publicou recentemente uma portaria que determina mudanças na prova de vida a partir de 2023.
Segundo essa portaria, a prova de vida se dará por meio de um cruzamento de dados. Em seguida, será feita a confirmação que o cidadão realizou, baseado nos registro da base de dados da própria autarquia. Ou qualquer outra que seja registrada e mantida por órgãos públicos federais.
Dentre as bases de dados que serão cruzadas pelo INSS a partir do próximo ano para certificação de vida do titular do benefício, podemos citar:
Ao passar por qualquer um desses processos, o titular do benefício já pode considerar feita a prova de vida daquele ano.
E caso não tenha a oportunidade, o procedimento ainda pode ser realizado de forma manual pelo aplicativo Meu INSS. Aliás, que está disponível gratuitamente para tablets e smartphones Android e iOS.
Com as mudanças na prova de vida em 2023, o procedimento para garantir a continuidade de seu benefício ficará mais fácil e rápido. Portanto, você não precisará nem sair de casa para manter seus direitos.