Economia

Veja como identificar erros comuns na declaração do Imposto de Renda

Para quem está realizando a declaração do Imposto de Renda em 2022, é possível verificar erros comuns no processo através de uma ferramenta que identifica possíveis problemas no preenchimento do documento, ou mesmo algum tipo de inconsistência na base de informações que foram prestadas. 

A ferramenta em questão se chama “Verificar pendências” e pode ser acessada na barra esquerda da tela do programa, ou por meio de um atalho que será a tecla F5. Será feita uma busca de prováveis erros em sua declaração do Imposto de Renda e avisa ao contribuinte sobre futuros possíveis problemas que possam ocorrer, evitando com que ele entregue o informativo com pendências.

É possível utilizar a ferramenta durante qualquer momento para o preenchimento da declaração, sendo fundamental a verificação destes dados antes de transmitir o documento original para a Receita Federal. Por conta de uma grande papelada que é preciso buscar para o preenchimento da declaração, é normal que os contribuintes cometam erros bobos.

Veja como as inconsistências são classificadas no programa da Receita Federal

Desse modo, as inconsistências que forem encontradas vão ser classificadas por “erros” sinalizados através de triângulos vermelhos, ou então com avisos amarelos também no formato de triângulos. Segundo a Receita Federal, os erros são inconsistentes e que acabam impedindo os contribuintes de completarem o preenchimento do Imposto de Renda.

O programa trata de emitir uma mensagem quando houverem erros, informando o motivo de por que não é possível completar a declaração. Porém, a correção do problema não leva muito tempo e após reparar esses erros, então será possível terminar o envio da declaração.

Uma outra situação de aviso que acontece para muitos contribuintes é colocar o valor zero nos campos de situação, como o saldo que constava em 31/12/2020 e no último dia de 2021. Isso mostra que deve ser declarado como foi realizada a compra e venda de um bem, como um carro ou ações.

Por que o programa do Imposto de Renda emite um alerta?

Atualmente, o programa trata de emitir um alerta por ter entendido que pode ter sido esquecido algum valor na informação de ajuste anual. E mesmo com o alerta, em uma situação onde ocorreu a compra e venda do bem no mesmo ano, o correto é mandar da mesma forma.

Para a correção de erros durante o preenchimento da declaração, os avisos que são apontados pela ferramenta mostram que apenas é preciso clicar em cima do texto em que o programa detecta onde e o motivo de ter ocorrido a inconsistência. Outra dica é não fazer o preenchimento das informações de maneira acelerada, pois o programa do IRPF pode travar nesse caso.

O programa trata de abrir uma nova janela automaticamente e mostra qual a ficha que precisa ser corrigida. Trate de realizar as alterações necessárias no Imposto de Renda e não esqueça de dar o ok na ficha corrigida, para após isso realizar o save e poder fechar sem problemas a janela.