É possível ficar milionário vendendo moedas raras? De acordo com um fazendeiro dos Estados Unidos, a resposta é sim. Recentemente, esse trabalhador encontrou várias peças valiosas, e se tornou milionário da noite para o dia.
O caso em questão aconteceu em uma fazenda do estado do Kentucky. De acordo com as informações oficiais, o fazendeiro encontrou nada menos do que 700 moedas raras que remontam a época da guerra civil, ocorrida entre 1861 e 1865.
Segundo informações da imprensa norte-americana, o tesouro encontrado pelo fazendeiro tem um valor estimado de R$ 18 milhões, considerando a cotação atual do dólar.
O caso
O agricultor preferiu não se identificar por uma questão de segurança. Em entrevista, ele disse que estava trabalhando normalmente no solo do seu terreno quando avistou um objeto brilhante.
Logo depois, ele decidiu escavar o local para entender o que significava aquilo. De acordo com o fazendeiro, ele teria encontrado centenas de exemplares de moedas raras. “Quanto mais eu cavava, mais surgia”, disse ele.
Chama atenção o fato de que as moedas encontradas pelo fazendeiro eram de 1, 10 e 20 dólares, e todas elas estavam em ótimo estado de conservação. Vale lembrar que moedas mais bem conservadas possuem o valor de revenda maior, seja no Brasil ou nos Estados Unidos.
História
A Guerra Civil dos Estados Unidos opôs os estados do norte e os estados do sul. Na ocasião, os nortistas queriam o fim da escravidão, e os sulistas queriam a continuidade do sistema vigente.
De acordo com os historiadores, a explicação mais plausível é que algum milionário tenha enterrado a sua fortuna logo depois da derrota dos estados do sul. Esse cidadão poderia estar com medo de perder as suas moedas.
Outra explicação plausível, ainda tomando como base as informações de historiadores, é que alguém tenha roubado esse tesouro enterrado com o objetivo de escondê-lo do dono.
Moedas antigas no Brasil
Conseguir juntar R$ 18 milhões vendendo moedas antigas certamente não é uma tarefa fácil nos Estados Unidos e nem no Brasil. Isso não significa, no entanto, que você não possa conseguir juntar um bom dinheiro vendendo esses exemplares atualmente.
De acordo com os catálogos numismáticos mais atualizados, o Brasil conta atualmente com dezenas de milhares de moedas antigas que não estão mais em circulação, mas que podem ser encontradas em qualquer lugar por qualquer cidadão.
Na grande maioria dos casos, essas moedas podem valer muito dinheiro mesmo que não estejam em perfeito estado de conservação. Por isso, caso você encontre uma moeda antiga, a dica é guardar em um lugar seguro para entender quanto ela vale atualmente.
Posso limpar uma moeda antiga?
Não há nada que impeça um colecionador de limpar uma moeda antiga para que ela pareça mais nova, ou ao menos mais visível. Contudo, é importante lembrar que em alguns casos esta prática pode reduzir o valor da peça, já que ela poderá contar com uma camada de coloração diferente resultado das reações químicas no metal.
De todo modo, se você está ciente do risco de diminuição do valor, e mesmo assim deseja limpar a sua moeda antiga, é importante ter consigo os seguintes materiais:
- Sabão neutro;
- Vinagre de álcool;
- Bicarbonato de sódio;
- Pasta de polimento de metais;
- Água destilada;
- Toalha macia (evite usar de algodão);
- Toalha de papel;
- Palito de dente;
- Escova de dentes velha, de cerdas macias;
- Tigela de vidro;
- Estopa.
Agora, basta seguir o passo a passo abaixo:
- Segure a moeda pela borda, coloque-a sob água corrente. Especialistas indicam que é melhor que a água esteja morna;
- Esfregue suavemente um pouco de sabão neutro em cada face da moeda. Para isso, use sempre as pontas dos dedos;
- Deixe a moeda de molho em uma tigela de vidro com água destilada morna por cerca de meia hora;
- Enxágue em água morna;
- Logo depois, seque com uma toalha macia.