Nesta semana, a Caixa Econômica Federal informou que “centenas de milhares” de contas foram bloqueadas do auxílio emergencial de R$ 600. Foi divulgado que o bloqueio aconteceu por dois motivos: suspeita de fraude ou inconsistência nos dados.
O desbloqueio das contas já pode ser feito. As suspeitas de fraude foram um total de 51% de bloqueios. As inconsistências no cadastro foram 49%. Em cada um dos casos, o desbloqueio deve ser feito de forma diferente.
Quem teve a conta bloqueada por suspeita de fraude verá a mensagem a seguir no app Caixa Tem: “É necessário regularizar o seu Acesso. Procure uma agência, de acordo com o seu calendário de recebimento”.
Nesse caso, o beneficiário deve respeitar a data de crédito do dinheiro em conta e, neste dia, ir a uma agência da Caixa. O beneficiário deve ir com a documentação para comprovar sua identidade. A Caixa alertou que não adianta ir a uma agência em data em que outro mês de aniversário que não o seu esteja sendo pago. É importante seguir o calendário para evitar aglomeração.
Quem teve a conta bloqueada por documentação pendente verá a mensagem: “Para finalizar a validação do seu cadastro, vamos precisar que envie seus documentos pelo WhatsApp”.
No caso de bloqueio por inconsistência cadastral, o problema pode ser resolvido sem sair de casa. O beneficiário precisará enviar o restante da documentação pelo aplicativo Caixa Tem. Clique em “Liberar acesso” no menu do app Caixa Tem. Em seguida, clique em “Para iniciar a conversa, clique no link abaixo e mande a palavra CADASTRO”.
O link enviará o beneficiário a uma conversa no WhatsApp, que mostrará a documentação pendente. Para evitar golpes, é importante fazer o procedimento apenas no app oficial do Caixa Tem.
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