O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto afirmou que o vazamento do Pix deve “acontecer com alguma frequência”. Por outro lado, ele defendeu que isso não significa que tudo será banalizado. Entenda também se o Pix é seguro.
“Como nós entendemos que esse mundo de dados vai cada vez crescer mais exponencialmente, os vazamentos vão acontecer com alguma frequência. E não queremos banalizar os vazamentos porque a gente vai atacar todos os vazamentos para que eles sejam o mínimo possível”, disse ele.
Na entrevista, ele ainda esclareceu que os três vazamentos do Pix até agora tem relação com dados cadastrais e não senhas, por exemplo. Ou seja, os criminosos não teriam como acessar a sua conta, mas podem te ligar se passando pelo banco. Por isso, é importante ficar atento e saber que:
Vazamento do Pix se refere a dados cadastrais expostos, como nome do cliente, CPF, chave Pix e conta no banco. Ao todo, desde que o sistema foi lançado no país, já foram três vazamentos.
“É importante entender que os vazamentos que têm de dados do Pix não são relevantes no sentido de que não são dados tão sensíveis. Por exemplo, a gente tem vazamentos, às vezes, que é nome de CPF, mas nome e CPF tem no talão de cheque da pessoa “, disse o presidente do Banco Central.
Mesmo com os vazamentos, especialistas garantem que usar o Pix é seguro e confiável, o cuidado que é preciso ter agora é para não cair em golpes financeiros, já que os criminosos podem ter tido acesso a dados cadastrais, como dito acima.
Além disso, o BC esclareceu que as pessoas que tiveram os dados vazados serão notificadas apenas pelo internet banking da instituição a qual tem conta e qualquer outro canal será fraude. Veja outros possíveis golpes.
Você sabia dessas dicas? Envie para amigos e familiares para que fiquem alertas.