Entender as vantagens da liderança situacional pode ser um caminho para construir esse tipo de visão dentro da sua empresa. Afinal, a liderança situacional pode promover uma série de efeitos positivos para todos os colaboradores.
Ficou curioso? Então acompanhe este conteúdo até o fim e saiba mais!
As vantagens da liderança situacional surgem a partir do momento em que esse tipo de liderança permite que cada situação seja tratada como única.
Dito de outro modo, o que acontece na empresa não é mais visto de forma robótica e engessada. O líder tem a ciência de que cada acontecimento exigirá uma postura específica, que seja mais benéfica para todos os envolvidos.
Afinal, imagine o seguinte cenário: dois funcionários, completamente diferentes na idade, no estilo de vida e nos pensamentos. A tarefa que deve ser executada por ambos é a mesma, mas cada um possui os seus próprios conhecimentos. Diante disso, o líder deve se moldar de formas diferentes para cada colaborador, concorda?
Isto é, o líder deverá direcionar cada colaborador de acordo com a realidade na qual ele se insere. Caso contrário, a comunicação pode ter ruídos e a necessidade de retrabalho pode surgir.
Portanto, as vantagens da liderança situacional são notadas desde as situações mínimas, até as maiores e mais “intensas”.
Abaixo apontamos outros benefícios desse modelo de liderança:
A flexibilidade é uma das principais vantagens da liderança situacional. Um ambiente de trabalho que é mais flexível é mais saudável, justo e organizado. A empresa entende que não existe um passo a passo engessado para tudo, principalmente para os relacionamentos interpessoais.
Assim, a atmosfera tende a ser mais saudável, o que garante funcionários mais felizes e satisfeitos.
Cada situação possui as suas singularidades. Embora alguns acontecimentos sejam semelhantes, nós sabemos que sempre existem diferenças. E são nessas diferenças que os equívocos e grandes acertos acontecem, concorda?
Sendo assim, uma das vantagens da liderança situacional é justamente dar a devida atenção a cada situação, de forma assertiva e alinhada.
A equidade ao delegar tarefas é fundamental em qualquer empresa. Porém, ela só irá acontecer quando o líder souber ser bastante flexível, ter jogo de cintura e usar as premissas da liderança situacional no seu dia a dia.
Caso contrário, as tarefas poderão ser delegadas de forma aleatória, causando um acúmulo de demandas mal divididas que, mais tarde, desencadeiam uma baixa na produtividade, insatisfação dos colaboradores, etc.
A empatia e o acolhimento também são conceitos envolvidos com a liderança situacional. Isso significa que o ambiente de trabalho se torna mais saudável e respeitoso com relação à saúde mental de cada indivíduo que ali se insere.
Por fim, uma das vantagens da liderança situacional é justamente quebrar essa ideia de que existe um único jeito e passo a passo de ser líder da forma correta. Isso abre muitos caminhos que podem vir a ser explorados e, mais tarde, podem promover mais produtividade e qualidade no trabalho.