O Banco Central (BC) anunciou que nenhuma instituição financeira poderá cobrar qualquer tipo de valor para as pessoas que estão em processo de recuperação do dinheiro esquecido. De acordo com as informações oficiais, esse procedimento serve apenas para que o cidadão pegue de volta a sua quantia.
O BC informou ainda, que já existem vários relatos de pessoas que estariam recebendo uma mensagem de retirada do dinheiro. Nesta notificação, que chega normalmente através do WhatsApp, o texto diz que o cidadão precisa enviar alguma quantia para que o sistema desbloqueie a transferência do montante.
Mas isso não é um procedimento do BC. De acordo com o banco, esse processo de consulta ao dinheiro esquecido considera apenas que o cidadão pegará a sua quantia que ficou esquecida em contas de instituições financeiras. Em resumo: nenhum banco pode pedir para que o usuário pague algum tipo de valor para eles neste momento.
O BC também fez outro alerta no início desta semana. Segundo o banco, nenhum brasileiro precisa entregar senhas das suas contas pessoais para fazer essa recuperação. Isso quer dizer, portanto, que eles não irão pedir essas informações em nenhuma etapa do processo de recuperação do dinheiro.
A ideia do Banco Central é fazer com que essas informações verdadeiras circulem com mais velocidade neste momento. De acordo ao Banco, quadrilhas tentam, neste momento, enganar a maior quantidade possível de pessoas. E o fato é que alguns desses criminosos usam fakes sobre a questão do dinheiro esquecido em instituições financeiras para poder aplicar golpes.
O dinheiro esquecido
No último mês de fevereiro, o BC começou o processo de consulta ao dinheiro esquecido em instituições financeiras. De acordo com o banco, todo cidadão teve a oportunidade de ver se existia alguma quantia em seu nome.
Entretanto, naquele primeiro momento as pessoas só puderam consultar se existia algum montante esquecido. Isso quer dizer, portanto, que eles não tiveram a oportunidade de saber qual é o valor que estava disponível.
Desde a última segunda-feira (7), o BC começou o procedimento de consulta da quantia. Então agora as pessoas já podem ver quanto é que elas podem retirar. Neste primeiro momento, apenas os usuários que nasceram antes de 1968 e que criaram empresas antes deste mesmo ano é que estão podem realizar o processo.
Os golpes além do Banco Central
A Polícia Federal (PF) demonstrou preocupação com a questão dos golpes pela internet que estão crescendo nos últimos anos. E aí o alvo não é apenas a questão do dinheiro esquecido, como também projetos sociais como Auxílio Brasil e vale-gás nacional, por exemplo.
Segundo a PF, é impossível se livrar completamente da chance de sofrer um golpe. De qualquer forma, eles afirmam que há algumas dicas que as pessoas podem seguir. A primeira delas é não clicar em qualquer link que chega através aplicativos de mensagens.
Outra dica é prestar atenção no texto que é enviado. Os golpistas costumam oferecer benefícios não tão comuns como valores de auxílios muito altos. Além disso, eles também podem se passar por profissionais de instituições do Governo para tentar roubar dados.