O Banco Central (BC) explicou nesta semana que os brasileiros precisam ter uma conta nível prata ou ouro na plataforma gov.br. O motivo é que esse é o único jeito de conseguir consultar os valores esquecidos em instituições financeiras. O processo de consulta começou ainda na última segunda-feira (7) para algumas pessoas.
Mas afinal de contas, como é possível obter uma conta nível prata ou ouro para entrar na plataforma do gov.br? Nossa equipe entrou em contato com servidores do próprio Governo Federal para que eles explicassem o passo a passo. De acordo com eles, não é preciso sair de casa para conseguir realizar esse processo.
Em primeiro lugar, é importante entender que ao entrar na plataforma gov.br o cidadão já terá a aplicação nível bronze. Não é preciso, portanto, realizar nenhum tipo de procedimento extra para chegar nesta etapa. Basta se inscrever. Entretanto, quem está nesta fase não consegue fazer a consulta do dinheiro esquecido.
O passo a passo para obter a conta
Nível prata
Primeiramente, o cidadão precisa criar uma conta na plataforma gov.br. Com o nível bronze, ele poderá ter acesso parcial aos serviços digitais do Governo. São atividades que o próprio Palácio do Planalto considera como um “grau de segurança básico”.
Para subir de nível e chegar na prateleira prata ou ouro, ele precisará realizar atividades dentro do site que aumentarão o chamado “selo de confiabilidade”. Ao fazer o login, o cidadão verá um botão azul com o nome “Aumentar nível da conta”. É só clicar.
Para obter o nível prata, o cidadão precisará realizar uma validação facial pelo próprio aplicativo. Além disso, ele terá que validar os dados pessoais via internet banking de um banco credenciado. Caso esse usuário seja um servidor público, terá ainda que validar os dados de usuário do sistema SIGEPE.
Nível ouro
Com o nível prata, o cidadão já conseguirá consultar os dados do dinheiro esquecido no sistema do BC. Porém, se ele quiser aumentar esse ponto para um mais alto, também terá a possibilidade de fazer isso.
O Governo Federal afirma que para obter o nível ouro, o cidadão precisará fazer uma nova validação facial. Neste caso, a conferência da plataforma tomará como suporte a sua imagem nas bases da Justiça Eleitoral.
Além disso, o sistema também pedirá a validação dos seus dados com o Certificado Digital que seja compatível com o ICP-Brasil. Ao passar por todas essas etapas, o cidadão passa a ter o maior nível de segurança dentro desta plataforma.
Dinheiro esquecido
No último mês de fevereiro, o Banco Central começou a liberar as consultas do dinheiro esquecido em instituições financeiras. De acordo com as informações oficiais, naquele primeiro momento, os cidadãos só podiam consultar a possível existência de alguma quantia. Entretanto, não era possível saber qual era o valor.
Nesta nova etapa, os cidadãos que tiveram a aprovação inicial passam não apenas a consultar esses valores, como também podem pedir a transferência desse benefício em questão para as suas contas.
Desde a última segunda-feira (7), essa liberação está acontecendo apenas para as pessoas que nasceram antes de 1968 e que criaram empresas antes deste ano. Nos próximos dias, outros grupos também ganharão o direito de fazer a consulta.