Categorias: Direitos do Trabalhador

VALORES dos pagamentos do auxílio emergencial vão sobrar

Enquanto muita gente garante que tem direito de receber o Auxílio Emergencial, o dinheiro do programa está sobrando. É que de acordo com informações do próprio Ministério da Cidadania, cerca de R$ 7 bilhões devem sobrar dos pagamentos dessas quatro primeiras parcelas do benefício até aqui.

Essa é uma projeção que acabou deixando até o próprio Governo surpreso. Pelas contas deles, a ideia era pagar o projeto para cerca de 45 milhões de brasileiros. Só que na prática, o dinheiro está chegando na casa de apenas 39,1 milhões. O Planalto alega que esse seria o número de pessoas que possuem de fato direito de receber o programa este ano.

Então o que o Governo está dizendo é que conseguiu pagar o benefício para todo mundo que precisava e ainda vai sobrar uma quantia. Alguns órgãos disseram que o Planalto não poderia deixar esse valor sobrar e que deveria incluir mais gente nesses pagamentos. Assim o dinheiro não precisaria voltar para os cofres públicos.

Dentro do próprio Ministério da Cidadania, essa ideia até criou alguns frutos. Alguns membros do Governo ventilaram a possibilidade de incluir mais seis ou sete milhões de pessoas nos pagamentos desse Auxílio. Afinal de contas, o Palácio do Planalto tinha o dinheiro em mãos. Bastava apenas fazer os repasses. 

No entanto, a decisão final foi de não fazer isso. Eles decidiram esperar mais um pouco para saber o que o Ministério da Economia tinha a dizer sobre isso. E o fato é que o Governo decidiu dar outro fim para esse dinheiro. A quantia não vai para o bolso de mais trabalhadores, mas também não vai voltar para a União.

Sobras do Auxílio

Agora, de acordo com o Ministério da Economia, esses R$ 7 bilhões irão abastecer justamente a prorrogação do Auxílio Emergencial. O Governo anunciou na última segunda-feira, que o programa em questão vai ganhar mais três meses de duração.

Segundo o Ministério, esse dinheiro não será suficiente para fazer os pagamentos de toda a prorrogação. No entanto, ele vai servir para cobrir uma parte desses repasses. O resto da quantia vai ter que vir da liberação de créditos extraordinários pelo Congresso.

O Governo Federal acredita que os seus aliados na Câmara e no Senado consigam aprovar isso nos próximos dias. Assim, eles irão conseguir fazer os pagamentos da prorrogação sem maiores problemas. Pelo menos esse é o plano.

Bom para uns, ruim para outros

Essa notícia do uso das sobras para pagar a prorrogação é ótima para as pessoas que já estão recebendo o Auxílio atualmente. Isso porque elas passam a ter a garantia de que não vai faltar dinheiro para elas até outubro, pelo menos.

Por outro lado, essa é uma notícia ruim para os milhões que não estão recebendo nem o Auxílio Emergencial nem o Bolsa Família neste momento. É que eles perdem mais uma chance de entrar em um dos programas.

Para essas pessoas, o que resta é esperar a remota possibilidade de entrar no novo Bolsa Família. No entanto, vale lembrar que a prorrogação do Auxílio adiou ainda mais a chegada deste programa novo no Brasil. E isso significa mais espera para esses brasileiros.