O Governo Federal não deverá fazer nenhum tipo de pagamento do vale-gás nacional nos próximos meses. De acordo com as informações oficiais, cerca de 5,4 milhões de usuários receberam o benefício de R$ 52 em janeiro. Como estamos falando de um projeto de caráter bimestral, então o segundo repasse só vai acontecer em março.
E qual vai ser o valor? Ninguém sabe ainda. É que pelas regras do programa, essa definição só pode ser feita depois que a Agência Nacional de Petróleo (ANP) divulgar qual é o preço médio nacional do botijão de 13kg. Então o Governo vai pegar esse número e repassar pelo menos a metade do patamar para os usuários.
Mesmo que ainda não exista uma definição sobre isso, vale lembrar que os principais analistas econômicos já estão fazendo as suas apostas. E o fato é que a grande maioria deles acredita que o valor do vale-gás não deve cair muito nos próximos meses. Ele deverá ficar portanto girando sempre em torno dos R$ 52.
Isso é uma boa notícia? Depende muito do seu ponto de vista. É que se o valor do vale-gás não vai cair, isso também quer dizer que o preço do botijão também não vai cair. Na prática, isso vai acabar não mudando muita coisa para os usuários. É que eles seguirão tendo que pagar a outra metade deste montante.
“A pressão sobre os preços do GLP tem sido alta nos últimos dois anos. Sempre preço em ascensão. Eu não chamo o dado do IBGE de queda, é no máximo uma estabilização. E, por fim, vamos destacar que o GLP é um produto essencial, não é algo que as pessoas podem deixar de comprar, está muito caro”, disse o presidente do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás), Sérgio Bandeira de Mello.
Os demais grupos
Se não há muita diferença para o público que já está no Auxílio Brasil, o mesmo não se pode dizer das pessoas que estão de fora do benefício. É que para esses indivíduos, o gás continua muito caro e eles não estão recebendo nenhum tipo de ajuda.
E não estamos falando de pouca gente. De acordo com as informações oficiais, cerca de 18 milhões de brasileiros estão na fila de espera para receber esse benefício. São indivíduos que cumprem todas as regras de recebimento, mas que não estão pegando nada.
Esse número, aliás, é maior do que a quantidade de usuários que estão de fato recebendo o vale-gás. Como dito, tomando como base os números do Ministério da Cidadania, cerca de 5,5 milhões de brasileiros receberam esse benefício nos últimos meses.
Novas entradas no vale-gás
Mas afinal de contas, o Governo Federal vai mesmo inserir mais gente no vale-gás nacional? De acordo com o Ministério da Cidadania, a resposta é sim. Mais pessoas poderão entrar no programa nos próximos meses.
Mas não espere muita gente. Tomando como base o espaço que o Governo Federal tem no orçamento para os pagamentos do vale-gás, dá para dizer que não tem lugar para que muitos usuários passem a fazer parte do programa.
Então é muito provável que o Governo mantenha milhões de pessoas esperando por uma vaga no projeto. E isso vai acontecer justamente em um ano em que não há de fato previsão de diminuição forte no preço do botijão de gás.