O Governo Federal deverá retomar os pagamentos do vale-gás nacional no próximo mês de abril. De acordo com as informações oficiais, mesmo com a distância para esses repasses, já é possível saber alguns detalhes importantes sobre essas liberações. O Ministério da Cidadania confirmou esses dados ainda nesta semana.
Segundo a pasta, o vale-gás nacional seguirá a mesma lógica do Auxílio Brasil em abril. Portanto, podemos dizer que os repasses acontecerão nas mesmas datas que já estão programadas para esse público. O Ministério lembra ainda que os saldos caíram ao mesmo tempo na mesma conta desses usuários.
Para saber qual é a data exata do recebimento do benefício, o cidadão precisa prestar atenção no algarismo final do Número de Inscrição Social (NIS). Ele define qual é o dia do recebimento do saldo, que será o mesmo, tanto para o vale-gás nacional quanto para o Auxílio Brasil. Esse é um sistema que também foi executado em fevereiro.
De acordo com o Ministério da Cidadania, os cartões que o cidadão usam para sacar o dinheiro do Auxílio Brasil também poderão ser usados para movimentar o saldo do vale-gás. O mesmo vale para as senhas do Caixa Tem. O usuário também poderá usá-las para realizar o processo de movimentação da quantia do benefício.
Além do Caixa Tem, o saldo do vale-gás nacional também poderá ser sacado em outras fontes como correspondentes Caixa Aqui e também os chamados terminais de autoatendimento. Vale lembrar que o cidadão tem um prazo de 120 dias, ou seja, quatro meses para realizar a movimentação deste dinheiro.
Ainda não consegui entrar
Conforme informações do Governo Federal, o número de usuários do vale-gás nacional foi de pouco mais de 6 milhões de pessoas no último mês de fevereiro. Para março, os números ainda não foram definidos pelo Ministério da Cidadania.
No entanto, já é possível dizer que nem todas as pessoas que têm direito ao programa conseguirão receber o benefício de fato. De acordo com o Governo Federal, não há espaço no orçamento para atender todos esses cidadãos.
Entretanto, o Ministério da Cidadania garante que seguirá com inserções de mais beneficiários neste projeto a cada dois meses. As entradas não acontecerão todas de uma vez. Dessa forma, quem ainda não conseguiu uma vaga, ainda terá chance de ingressar em outro momento.
Mudanças no vale-gás
Na última semana, o Senado Federal aprovou um projeto que prevê mudanças na maneira como o país calcula o preço dos combustíveis. Dentro deste texto, os parlamentares também aprovaram mudanças no vale-gás nacional.
A principal alteração acontece no número de usuários do programa. Hoje, de acordo com o Ministério da Cidadania, pouco mais de 6 milhões recebem o benefício. O projeto prevê que esse número possa chegar em 12 milhões.
Essas mudanças, no entanto, ainda não valem de fato. O texto ainda precisa passar por uma análise na Câmara dos Deputados. Em caso de nova aprovação, o projeto ainda deverá seguir para a sanção ou veto do presidente Jair Bolsonaro (PL).