O Governo Federal concluiu oficialmente os pagamentos do seu vale-gás nacional ainda no final da última semana. Segundo informações do Ministério da Cidadania, cerca de 5,6 milhões de pessoas receberam esse dinheiro nas últimas semanas. Todas elas pegaram o mesmo valor: R$ 50 para cada cidadão.
Agora os olhos se voltam para os próximos repasses. De acordo com as informações oficiais, isso só deve acontecer em abril. Isso porque o vale-gás nacional é um programa de caráter bimestral. Quer dizer, portanto, que os pagamentos do benefício acontecem sempre a cada dois meses. Pelo menos é isso o que se espera.
Como uma liberação aconteceu agora em fevereiro, a próxima será realizada apenas em abril. E aí fica a pergunta: quem não está recebendo o benefício agora vai poder entrar na próxima liberação? De acordo com informações do próprio Ministério da Cidadania, a resposta é sim. Existe a possibilidade de novas entradas.
Conforme informações oficiais, o Governo Federal vai inserir novas pessoas no próximo mês de abril, assim como aconteceu em fevereiro. Então, qualquer cidadão que tenha direito ao programa, mas que não tenha recebido nada ainda, vai poder ter a chance de entrar na próxima folha de pagamento.
Mas atenção: não espere que seja uma entrada muito grande. A tendência natural é de que eles insiram cerca de milhares de pessoas. É que de acordo com o próprio Governo Federal, não há espaço neste momento para inserir muito mais do que esse montante no programa em questão. De todo modo, é importante esperar pelas decisões oficiais.
De acordo com o projeto oficial do vale-gás nacional, têm direito ao benefício as pessoas que estão dentro do Cadúnico. Além disso, é preciso que esses cidadãos tenham uma renda per capita de até meio salário mínimo, ou seja, R$ 606 este ano.
No entanto, esse não é o único grupo que pode pegar esse dinheiro. Ainda de acordo com o projeto oficial do vale-gás, as pessoas que fazem parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC) também têm direito ao programa.
O que é preciso ficar claro é que nem todo mundo que se encaixa nessas regras vai poder receber o beneficio em questão. É que de acordo com o Governo Federal não há espaço para que todos possam entrar no projeto.
O Governo Federal começou os pagamentos do vale-gás nacional ainda no final do ano passado. Naquele momento, no entanto, apenas algo em torno de 100 mil pessoas conseguiram receber o benefício em questão. É o que diz o Ministério da Cidadania.
Acontece que naquele primeiro momento o Governo Federal decidiu antecipar os pagamentos para os usuários que estavam morando em regiões fortemente atingidas pelas chuvas nas regiões da Bahia e de Minas Gerais. Os temporais deixaram dezenas de desabrigados.
Desde o início deste ano, algo em torno de 5,5 milhões de brasileiros entraram oficialmente para o programa. A tendência é que mais pessoas possam entrar no projeto nos próximos meses. Mas é preciso esperar para saber se isso vai acontecer mesmo.