O Governo Federal concluiu nesta segunda-feira (31) os pagamentos do seu vale-gás nacional deste mês de janeiro. De acordo com o Ministério da Cidadania, algo em torno de 5,4 milhões de pessoas receberam esse benefício. O que se sabe é que outros 18 milhões de brasileiros que têm direito ao projeto não conseguiram pegar nada agora.
Isso aconteceu porque o Governo Federal alega não ter espaço no orçamento para fazer todos esses pagamentos. Por isso mesmo, muita gente acabou ficando de fora dos repasses. Sendo assim, essas pessoas que não conseguiram receber nada em janeiro querem saber o que precisam fazer agora.
De acordo com o próprio Ministério da Cidadania, não há nada que possa ser feito neste momento. Segue portanto valendo a ideia de que se você cumpre todas as regras de entrada do projeto, basta portanto esperar para ver se o Governo Federal vai inserir mais pessoas no benefício ou não. É preciso aguardar.
E quais são as regras de entrada? Ainda tomando como base os dados do Ministério da Cidadania, para ter direito ao vale-gás nacional é preciso primeiro ter um perfil ativo no Cadúnico. Além disso, é importante estar dentro dos limites de renda exigidos para o benefício. Estamos falando de um teto de meio salário mínimo, ou seja, R$ 606.
Há ainda um grupo que não precisa necessariamente ter um Cadúnico para ter direito ao vale-gás nacional. De acordo com o Ministério da Cidadania, as pessoas que se encontram no Benefício de Prestação Continuada (BPC) também estão entre os usuários que são alvos do projeto. Pelo menos é isso o que se sabe.
Está nesses grupos? Espere
Se você está no BPC ou mesmo no Cadúnico e não recebeu o vale-gás em janeiro, o jeito é esperar. É importante lembrar que não há nenhum tipo de inscrição direta para o vale-gás nacional. O Governo olha outras bases de dados.
Então se você receber uma mensagem pedindo para clicar em um link que vai lhe levar para uma inscrição para o vale-gás, não acredite. De acordo com o próprio Palácio do Planalto, não há nenhum tipo de inscrição existente.
Aliás, o próprio Governo Federal afirma que não tem nenhuma pretensão de abrir qualquer tipo de vaga desta forma. Para as próximas datas, eles irão seguir analisando os dados do Cadúnico ou mesmo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Novas entradas no vale-gás nacional
Mas afinal de contas, o Governo Federal vai mesmo inserir mais beneficiários no vale-gás nacional? De acordo com o Ministério da Cidadania, a resposta é sim. Eles irão colocar mais gente na folha de pagamento do benefício.
Entretanto, não se tem conhecimento quando isso irá acontecer e nem mesmo qual a quantidade de pessoas que irão poder pegar esse projeto já nos próximos meses. O que se sabe mesmo é que os 5,4 milhões que receberam em janeiro já estão garantidos no próximo benefício.
O vale-gás nacional é um programa que está pagando pelo menos a metade do preço médio do botijão de gás de 13kg no país. Para este mês de janeiro, o valor do projeto foi de R$ 52. Para os próximos meses, ainda não saiu uma definição.