O Governo Federal está seguindo nesta semana com os pagamentos do seu vale-gás nacional. De acordo com o Ministério da Cidadania, ao todo cerca de 5,4 milhões de brasileiros estão recebendo esse benefício nesta semana. Para este primeiro repasse, o valor é de R$ 52. Todos os usuários estão recebendo este mesmo patamar.
De acordo com o calendário oficial do programa, o Governo Federal está fazendo os pagamentos nesta terça-feira (25) para as pessoas que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 6. Segundo a Caixa Econômica Federal, o dinheiro está na conta desses indivíduos desde as primeiras horas desta manhã.
Ainda nesta semana, outros três grupos devem ter o direito de pegar esse montante. Em todos os casos, as pessoas estão pegando a quantia pela primeira vez. A ideia é manter os repasses do programa a cada dois meses pelos próximos cinco anos. Pelo menos é isso o que o Governo Federal está prometendo agora.
Nesta quarta-feira (26), vai ser a vez dos usuários que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 7. Na quinta-feira (27) vai ser a vez de quem tem o NIS terminando 8 e na sexta-feira (28), recebem aqueles que possuem o NIS terminando em 9. Em todos os casos, o depósito é feito da mesma forma.
Terça (25) – NIS 6
Quarta (26) – NIS 7
Quinta (27) – NIS 8
Sexta (28) – NIS 9
Para receber o benefício, o usuário apenas tem que pegar o dinheiro da mesma forma que recebe o Auxílio Brasil. De acordo com a Caixa Econômica Federal, que é o banco responsável pelos repasses, o montante vai sempre cair na mesma conta em que você está acostumado a receber o projeto que substituiu o Bolsa Família. Nada muda neste sentido.
Também é preciso lembrar que além dos pagamentos caírem na mesma conta, o calendário de repasses do vale-gás é exatamente o mesmo que se usa no Auxílio Brasil. Então é só consultar os mesmos dados para saber quando vai receber os dois benefícios.
Isso quer dizer que nesta terça-feira (25), os usuários que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 6 já podem receber o Auxílio Brasil. E quem tem direito ao vale-gás também, já pode pegar os dois de uma só vez.
Como dito, neste momento o programa em questão está atendendo cerca de 5,4 milhões de pessoas. O que se sabe é que esse número é bem menor do que os autores do projeto prometeram. Eles disseram que o Governo pagaria o benefício para cerca de 24 milhões de cidadãos.
A promessa do Palácio do Planalto é fazer com que o número de usuários do vale-gás cresça com o passar dos meses. A ideia é equiparar o número de beneficiários do programa com o do Auxílio Brasil. Mas isso só deve acontecer por completo em setembro de 2023.
Ao contrário do que acontece com outros programas sociais, o vale-gás nacional não faz pagamentos todos os meses. De acordo com as regras do projeto, o Governo tem sempre o período de 60 dias para repetir o repasse.
Então na prática, as liberações irão acontecer sempre a cada dois meses. De acordo com os autores do projeto, a ideia é que uma família consegue passar esse período de tempo com um botijão de gás de 13 kg sem maiores problemas.