Nesta semana, o Governo Federal deverá concluir os pagamentos do vale-gás nacional deste mês de abril. A estimativa é que pouco mais de 5 milhões de brasileiros recebam o benefício. Os cidadãos que tiveram acesso ao montante agora terão que esperar mais dois meses para poder voltar a receber o dinheiro do projeto.
Segundo as regras do programa, o vale-gás é um benefício de caráter bimestral. Isso quer dizer, portanto, que o Governo precisa fazer os pagamentos a cada 60 dias, ou seja, dois meses. Como há um repasse sendo realizado neste mês de abril, não existirão liberações em maio. Elas voltam apenas no mês de junho.
O sistema em questão já tinha acontecido no mês de março. Na ocasião, o Governo Federal não realizou repasses do vale-gás nacional. Os usuários do programa receberam apenas o dinheiro do Auxílio Brasil. É justamente isso que deve acontecer mais uma vez neste próximo mês de maio.
A decisão de pagar o benefício apenas a cada dois meses não é apenas do Governo Federal. O projeto, que tem autoria do Congresso Nacional, foi desenhado desta maneira. Os deputados entenderam que um botijão de 13 kg é mais do que suficiente para durar dois meses. O Palácio do Planalto não discordou da ideia.
Famílias mais numerosas afirmam que a lógica acaba sendo prejudicial para elas. O fato é que os pagamentos do vale-gás nacional são iguais para todos os usuários. Neste mês de abril, por exemplo, todos os beneficiários que estão na folha de liberações do projeto recebem R$ 51 na mesma conta do Auxílio Brasil.
Tentativa de mudanças
Recentemente, o Senado Federal aprovou um projeto que muda a maneira como o país trata o preço do seu combustível. Entre as mudanças, os parlamentares decidiram citar também a questão do vale-gás nacional.
O objetivo do projeto é fazer com que o programa se torne maior em relação aos seus números atuais. Eles querem, por exemplo, pagar o benefício para o dobro de usuários, o que poderia elevar os números para a casa dos 10 milhões.
De toda forma, as mudanças ainda estão sendo analisadas pelo Congresso. Neste momento, o programa ainda está travado na Câmara dos Deputados. Não há uma data exata para que a votação aconteça.
Vale-gás nacional
O Governo Federal iniciou os pagamentos do vale-gás nacional no final do último mês de dezembro do ano passado. Na ocasião, no entanto, apenas as pessoas que moravam em regiões fortemente atingidas pelas chuvas na Bahia e em Minas Gerais é que podiam pegar o saldo.
O sistema mudou a partir de janeiro deste ano de 2022. Desde então, pouco mais de 5 milhões de pessoas de todas as unidades da federação do país puderam começar a receber o dinheiro do benefício.
O Governo garante que mais brasileiros poderão entrar no projeto no decorrer deste ano. Isso quer dizer, portanto, que mesmo os cidadãos que não receberam a quantia do programa ainda terão uma nova chance de entrada no próximo mês de junho.