Você acredita que se encaixa em todas as exigências do vale-gás e ainda assim não está recebendo nada? Saiba que você não está sozinho. De acordo com projeções do próprio Governo Federal, cerca de 18 milhões de brasileiros que possuem o direito de receber o programa não estão recebendo nada neste momento.
O que se sabe é que essas pessoas estão na chamada fila de espera. Este é o lugar em que ficam os brasileiros que possuem o direito de receber o benefício, mas que mesmo assim não estão pegando nada. De acordo com o próprio Governo Federal, isso acontece porque não haveria espaço no orçamento para todos esses pagamentos.
Mas esses cidadãos querem pelo menos uma resposta. Afinal de contas, quando é que esse espaço vai surgir? Existe um prazo máximo para que eles possam começar a receber esse programa? Até quando eles precisarão esperar? A questão é que o Ministério da Cidadania não tem resposta para nenhuma dessas perguntas.
De acordo com a própria pasta, o número de usuários do vale-gás nacional deve aumentar gradativamente durante os próximos meses. Entre janeiro e fevereiro, por exemplo, cerca de 100 mil brasileiros entraram no programa. Tomando como base o orçamento do benefício, dá para dizer que o nível de novas inserções deverá seguir assim até o final do ano.
Caso esta situação aconteça, significa que a fila de espera não deverá ser zerada em 2022. Então, milhões de pessoas que estão esperando para entrar agora, podem ter que esperar durante muito mais tempo. Neste momento, não há previsão de mudança. Pelo menos não por parte do Governo Federal. É o que se sabe.
O que pode acontecer de fato é uma mudança vindo do Senado Federal. Pelo que se sabe até aqui, os debates em torno de uma alteração na estrutura do projeto começaram já nesta terça-feira (15). Tem gente tentando dobrar o tamanho do benefício.
De acordo com informações oficiais, o Senador Jean Paul Prates está tentando inserir mais 11 milhões de pessoas dentro do vale-gás nacional. Se isso acontecesse, a fila de espera iria diminuir de forma considerável.
Mas também tem gente trabalhando duramente para que esse projeto não avance. Membros do Ministério da Economia acreditam que a ideia de se pagar o benefício para essa quantidade de gente poderia ser prejudicial ao orçamento.
O Governo Federal começou os pagamentos do seu vale-gás nacional no final do último mês de dezembro de 2021. Naquele primeiro momento apenas algo em torno de 100 mil pessoas pegaram esse dinheiro em questão.
É que o Planalto optou por adiantar esses repasses para os usuários que moram em regiões fortemente atingidas pelas chuvas na Bahia e em Minas Gerais. Agora, no entanto, esse cenário dentro do benefício já mudou.
Em nota técnica divulgada nesta semana, o Ministério da Cidadania disse que vai seguir inserindo mais gente dentro do vale-gás nos próximos meses. De acordo com a pasta, essas novas entradas serão gradativas.