No decorrer da última década, o Banco Central (BC) decidiu lançar uma série de moedas comemorativas em alusão aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O evento foi oficialmente realizado em 2016, mas as moedas seguem circulando até hoje.
Dentro do mundo da numismática, é consenso que as moedas olímpicas de 1 real são umas das mais queridas entre todas as peças em que seguem em circulação. Mas na grande maioria dos casos, para que esses exemplares sejam considerados valiosos é preciso que eles contem com algumas características específicas como um erro ou uma variante, por exemplo.
Entre os especialistas, algumas pessoas acreditam que não vale muito a pena colecionar moedas olímpicas de 1 real que não tenham essas variantes. Isso porque as peças contam com valores naturalmente menores.
Mas afinal de contas, de qual valor estamos falando? Muita gente quer saber se vale realmente a pena investir em moedas olímpicas de 1 real que não contam com erros ou variantes específicas.
Identificando as moedas
Para ajudar no processo de identificação das moedas de 1 real das Olimpíadas do Rio de Janeiro, listamos abaixo um grupo com as principais características desses exemplares, tomando como base as informações disponibilizadas pelo Banco Central (BC):
- Material: inox+bronze
- Diâmetro: 27,0 mm
- Peso: 7,00 g
- Espessura: 1,95 mm
- Bordo: serrilhado interm.
- Eixo: reverso moeda (EH) ?
- Circulação: de 28/11/2014 a atual
- Desenho do Anverso: Imagem representando a modalidade, logomarca dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e dístico BRASIL
- Desenho do Reverso: No anel dourado, grafismo indígena marajoara. No núcleo prateado, esfera sobreposta por uma faixa de júbilo, que, com a constelação do Cruzeiro do Sul, faz alusão ao Pavilhão Nacional, e os dísticos correspondentes ao valor facial e ao ano de cunhagem
E por que é importante prestar atenção na lista acima? De acordo com especialistas, criminosos estão se aproveitando desse momento para falsificar várias moedas. Ao conhecer as características do exemplar, você pode entender se a peça que você tem em mãos é valiosa ou não.
As Olimpíadas de 2016
Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro foram realizados em agosto daquele ano na cidade do Rio de Janeiro. Aquela foi a primeira vez que uma edição olímpica foi realizada na América do Sul. Quase todas os países do mundo enviaram atletas aos jogos em questão.
Naquela ocasião, o evento foi realizado em um contexto de grande ebulição política no país, já que a então presidente Dilma Rousseff (PT) foi retirada do cargo de chefe do executivo apenas alguns dias antes dos Jogos. Quem abriu a Cerimônia de Abertura foi o seu vice-presidente, Michel Temer, que tinha acabado de assumir o poder.
Antes de toda esta polêmica, o Banco Central (BC) decidiu lançar as moedas comemorativas, que viraram uma espécie de febre entre os colecionadores. A cada ano que passa, os exemplares se tornam mais raros, e já podem ser vendidos por um alto valor quase dez anos depois da realização dos Jogos.
Os valores das moedas
Naturalmente, as moedas de 1 real das Olimpíadas que não contam com erros ou variantes específicas possuem valores menores. Assim, pode-se afirmar que o investimento nesse tipo de coleção vai trazer um lucro menor.
De todo modo, isso não significa que você não possa ganhar um bom dinheiro colecionando moedas de 1 real das Olimpíadas que não tenham variantes ou erros específicos.
Na imagem abaixo, você pode conferir os valores estimados para as moedas de 1 real das Olimpíadas que não contam com erros ou variantes. Note que a sigla MBC representa as moedas que podem ser encontradas em trocados no comércio, por exemplo.
É importante deixar claro que os valores projetados acima fazem parte apenas de uma estimativa com base nos catálogos numismáticos mais atualizados. É possível que você consiga valores maiores, a depender da sua capacidade de negociação.